Cristiana Valente foi a mais forte em Cantanhede

Cristiana Valente (Glassdrive/Chanceplus/Allegro) venceu, neste domingo, a primeira prova da Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa na categoria de elite, disputada em Cantanhede.

A corrida principal, que juntou as corredoras de elite e sub-23 num itinerário de 81,1 quilómetros, foi palco da superioridade de Cristiana Valente. A ciclista de 37 anos deixou toda a concorrência para trás e cortou a meta ao fim de 2h00m51s. Foi acompanhada no pódio por Katiuska Rodrigues (Maiatos), a 42 segundos, e por Liliana Jesus (Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade).

Mariana Líbano (Soltec Team Costa Cálida) foi a melhor das sub-23, concluindo a corrida também isolada na respetiva categoria. A sub-23 de primeiro ano gastou 2h01m44s para cobrir o percurso, menos 55 segundos do que Nádia Henriques (Glassdrive/Chanceplus/Allegro) e menos 56 segundos do que Laura Simão (5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ), segunda e terceira, respetivamente.

As juniores cumpriram menos uma volta ao circuito, completando 63,1 quilómetros. Ao contrário do que sucedeu nas categorias superiores, nas jovens assistiu-se a uma chegada ao sprint entre seis corredoras, todas creditadas com o mesmo tempo, 1h32m47s.

As três primeiras foram todas ciclistas do Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade. Margarida Teodósio venceu, seguida por Raquel Dias e Mayra Silva.

O desfecho dos 45,5 quilómetros da corrida de cadetes também foi ao sprint. Emília Baía (Korpo Activo/Penacova) levou a melhor, sendo ladeada no pódio por Margarida Vasconcelos (Axpo/FristBike Team/Vila do Conde) e por Bruna Gonçalves (Clube de Ciclismo de Tondela – ADRT), segunda e terceira, respetivamente.

As vencedoras nas categorias de veteranas foram a master 30 Nádia Mendes (Cantanhede Cycling/VESAM), a master 40 Ana Neves (Bike & Nutrition Shop), a master 50 Rosa Marques (União Ciclista de Melgaço e Ponte da Barca) e a master 60 Leontina Palhas (Vertentability/CRG).

O Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arada impôs-se por equipas, seguido pelos coletivos Glassdrive/Chanceplus/Allegro e Maiatos.

A Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa prossegue nos dias 22 e 23 de abril, em Albufeira e Moura, respetivamente.

Ciclismo + TV