Mauricio Moreira triunfa em solitário

O uruguaio Mauricio Moreira (Glassdrive-Q8-Anicolor) ganhou hoje, na Póvoa de Varzim, a 26.ª edição da Clássica da Primavera, segunda prova da Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Elite. Rafael Silva (Efapel Cycling) é o novo comandante da geral da Taça.

Foto: FPC

A corrida de 145 quilómetros foi marcada por uma fuga de dez corredores, que comandou as operações durante grande parte da prova. De entre os escapados acabaria por destacar-se Mauricio Moreira.

O uruguaio aproveitou a última das sete subidas ao Monte de São Félix, na freguesia de Laúndos, para se isolar na cabeça de corrida. A partir daí geriu a vantagem e cortou a meta em solitário.

Mauricio Moreira cumpriu o percurso em 3h33m14s, menos 20 segundos do que o grupo perseguidor mais próximos. O vencedor da edição de 2022 da Taça de Portugal Jogos Santa Casa, Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO), foi o segundo classificado e Hugo Nunes (Rádio Popular-Paredes-Boavista) fechou o pódio.

Foto: FPC

Além do triunfo individual, a Glassdrive-Q8-Anicolor conquistou a vitória por equipas e a juventude, por intermédio de Pedro Silva. Gonçalo Leaça (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) foi o melhor trepador da jornada e Pedro Andrade (ABTF Betão-Feirense) conseguiu a vitória nas metas volantes.

Com os resultados deste domingo, a Taça de Portugal Jogos Santa Casa passou a ter novos comandantes. Rafael Silva, segundo na Prova de Abertura – Região de Aveiro e sétimo hoje, na Póvoa de Varzim, passou para a frente na categoria de elite, enquanto Pedro Silva assumiu a primeira posição em sub-23.

A Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Elite termina com a Clássica Aldeias do Xisto, marcada para 16 de abril.

Ciclismo + TV