Estrada, BTT e escolas em mais um fim de semana de intensa atividade

A época nacional de ciclismo continua a acelerar a toda a velocidade, com competições de estrada, BTT e escolas em destaque no próximo fim de semana. Sobressaem duas provas internacionais, a Clássica da Arrábida, na vertente de estrada, e a segunda prova da Taça de Portugal de DHI presented by Shimano, em Vila Cova à Coelheira, Seia. Mas também o arranque da Taça de Portugal de XCM Credibom, em Penacova, a Prova de Abertura de Juniores, em Fafe, e os encontros inter-regionais de escolas em S. Bartolomeu de Messines e em Matosinhos.

A sexta edição da Clássica da Arrábida corre-se no próximo domingo. Prova inscrita no calendário UCI, vai juntar um pelotão de 18 equipas, seis delas estrangeiras, num percurso que atravessa os três concelhos da Arrábida: Palmela, Setúbal e Sesimbra.

A partida acontece no centro de Palmela, às 12h00. A chegada será na exigente subida para o Castelo de Sesimbra, cerca das 16h20, depois de percorridos 182 quilómetros. O percurso, marcado pelo sobe e desce da região, é ainda pontuado por dois troços em terra batida, imagem de marca desta competição.

Associado à Clássica da Arrábida, realiza-se no sábado o Open da Sesimbra. Entre as 14h00 e as 18h00 o Parque Augusto Pólvora recebe atividades de iniciação ao ciclismo, aberto a escolas de ciclismo e a todas as crianças da região.

Ainda na estrada, mas nas camadas jovens, o destaque vai para a Prova de Abertura de Juniores, em Fafe, na tarde de sábado. As equipas portuguesas, oriundas de todo o país, terão o primeiro embate competitivo da época também com a presença de conjuntos galegos. A partida será dada às 15h00. O percurso terá 87,8 quilómetros e a chegada, na Praça 25 de Abril, prevê-se para cerca das 17h20.

O Bike Park de Vila Cova à Coelheira, no concelho de Seia, recebe a segunda prova da Taça de Portugal de Downhill (DHI) presented by Shimano, corrida de classe 2 UCI. Na sexta haverá reconhecimento da pista a pé e no sábado os treinos oficiais. A emoção da competição está guardada para domingo.

A manga de qualificação inicia-se às 11h00, enquanto a descida que decidirá as classificações está marcada para as 14h30. Os corredores vão encontrar uma pista de 1630 metros de extensão, com um declive médio de 16,6 por cento.

A primeira das cinco provas pontuáveis para a Taça de Portugal de Maratona BTT (XCM) Credibom é a Rota da Lampreia, que se disputa no próximo domingo, em Penacova, com partida e chegada no Parque Verde António Marques.

Já estão inscritos mais de 300 corredores, que irão distribuir-se pelos três percursos disponíveis, em função da categoria etária. Os masculinos de elite e masters com menos de 45 anos vão cumprir a maratona elite, que tem 94 quilómetros. A maratona curta, com 73 quilómetros, será disputada pelas participantes femininas, pelos masters com mais de 45 anos e pelos paraciclistas. Os utilizadores de bicicletas de assistência elétrica, bem como as paraciclistas, irão pedalar na meia maratona, com 44 quilómetros. A partida será dada às 9h00.

Após testes de avaliação, as escolas de ciclismo terão os primeiros compromissos do ano em prova. As escolas e os jovens praticantes de BTT da região Centro e Sul terão um Encontro Inter-Regional de Escolas, às 14h00 de sábado, em S. Bartolomeu de Messines. Já as escolas de BTT da região Norte e Centro terão o seu Encontro Inter-Regional no domingo, em S. Mamede de Infesta, concelho de Matosinhos, às 10h00.

Mais eventos oficiais
18 de março: NGPS – Rota do Arroz Carolino – Montemor-o-Velho
18 de março: 1.ª Prova da Taça do Algarve de XCO, S. Bartolomeu de Messines
19 de março: Viana Gronfondo, Viana do Castelo
19 de março: 12.º Raid BTT Miratejo, Trancoso de Baixo, Vila Franca de Xira
19 de março: Bike Fun Ride, Vale do Lobo, Algarve
19 de março: XVIII Maratona BTT de Alcantarilha Gare, Armação de Pêra, Silves
19 de março: 2.ª Prova da Taça de Estrada da Madeira, S. Vicente
19 de março: 1.ª Prova da Taça de Estrada do Faial/Pico, Feteira, Faial, Açores

Ciclismo + TV