A 40ª Volta ao Alentejo privilegia sprinters e roladores

Os velocistas e os roladores irão sentir-se em casa na 40.ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola, que irá disputar-se entre 22 e 26 de março e que foi apresentada esta quarta-feira no Alandroal. A corrida, inscrita na classe 2.2 do calendário da UCI, terá 832,5 quilómetros, maioritariamente planos, distribuídos por cinco etapas.

Sem qualquer contrarrelógio ou chegada em alto, os homens rápidos terão uma palavra a dizer na discussão da classificação geral, até porque apenas a quarta etapa apresenta algumas dificuldades montanhosas.

Tudo começa com uma ligação de 168,8 quilómetros, entre Beja e Ourique. A segunda etapa, com 170,8 quilómetros, irá unir Castro Verde a Grândola. A passagem da serra grandolense, a 9,5 quilómetros da chegada, será o maior obstáculo para os velocistas.

A terceira etapa é a mais extensa, 191,4 quilómetros entre Vendas Novas e Estremoz. A tirada que poderá “trair” os sprinters é a quarta. Os 146,6 quilómetros de viagem entre o Crato e Castelo de Vide incluem quatro contagens de montanha, Cabeço de Mouro, serra de S. Mamede, Marvão e S. Paulo, esta, a última, a 19,4 quilómetros da meta.

A consagração acontece na Praça do Giraldo, Évora, depois de cumpridos os 154,9 quilómetros da quinta etapa, que parte de Monforte.

Num percurso com estas caraterísticas, as bonificações serão determinantes. Em cada etapa haverá três metas volantes bonificadas (3-2-1 segundos), além dos bónus a atribuir em cada chegada (10-6-4 segundos).

O pelotão será composto por 19 equipas, sete das quais estrangeiras:

ProTeams
Burgos BH
Caja Rural-Seguros RGA
Equipo Kern Pharma

Continentais
ABTF Betão-Feirense
AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense
Aviludo-Louletano-Loulé Concelho
BAI Sicasal Petro de Luanda
Bike Aid
Credibom-LA Alumínios-Marcos Car
Efapel Cycling
Electro Hiper Europa
Glassdrive-Q8-Anicolor
Kelly-Simoldes-UDO
Rádio Popular-Paredes-Boavista
Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua
Trinity Racing

Equipas de Clube
Fonte Nova/Felgueiras
JV Perfis/Windmob
Santa Maria da Feira/Segmento D’Época/Reol

Ciclismo + TV