Luke Lamperti vence a primeira etapa da Alentejana

O estadunidense Luke Lamperti (Trinity Racing) venceu hoje, ao sprint, a primeira etapa da Volta ao Alentejo Crédito Agrícola, uma viagem de 168,8 quilómetros, entre Beja e Ourique.

Foto: Matias Novo

A alta velocidade marcou a etapa inaugural da corrida. Na primeira hora percorreram-se 47 quilómetros, o que impediu qualquer fuga de vingar até essa altura, quando se formou uma escapada com quatro ciclistas.

Fábio Costa e Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor), Carlos García Pierna (Equipo Kern Pharma) e Héctor Sáez (Fonte Nova/Felgueiras) distanciaram-se do pelotão e conquistaram mais de três minutos de vantagem.

O ritmo não era, todavia, para todos. Héctor Sáez descolou da dianteira e Fábio Costa acabaria também por perder o contacto com a frente de corrida, este devido a queda. Persistiram Rafael Reis e Carlos García Pierna, perante a oposição, desde o pelotão, das equipas Caja Rural-Seguros RGA e Trinity Racing.

A fuga terminaria a pouco menos de 25 quilómetros da chegada, já depois de a velocidade ter contribuído para várias quedas no pelotão. Foi em pelotão compacto que se fez a aproximação à meta, havendo mais quedas a registar.

Num sprint marcado por uma reta em subida e por um pelotão depauperado pelas quedas, Luke Lamperti foi o mais rápido, seguido por Cyril Barthe (Burgos BH) e por Max Walker (Trinity Racing), todos com 3h54m24s (média de 43,208 km/h).

A vitória na etapa deu a Luke Lamperti o comando das classificações geral, dos pontos e da juventude. Na geral tem Cyril Barthe a 3 segundos, já que o francês bonificou numa meta volante. O terceiro é Max Walker, a 6 segundos. Burgos-BH comanda por equipas e Rafael Reis é o primeiro na classificação da montanha.

A segunda etapa, a disputar nesta quinta-feira, terá 170,8 quilómetros, ligando Castro Verde a Grândola. A subida da serra grandolense, já dentro dos últimos 10 quilómetros, poderá ser um obstáculo para as ambições de alguns sprinters.

Ciclismo + TV