Leangel Linarez vence a segunda etapa da Alentejana, Luke Lamperti mantém a liderança

O segundo dia da 40ª Edição da Volta ao Alentejo ficou marcado pelo domínio dos ciclistas venezuelanos, com a vitória de Leangel Linarez (Tavfer-Ovos Matinados) e o segundo lugar do atual campeão, Orluis Aular (Caja Rural-Seguros RGA).

Foto: Matias Novo/Podium Events

A fuga do dia foi consentida aos 15 quilómetros da partida com quatro os corredores que aproveitaram a boa vontade do pelotão. José Maria García (Electro Hiper Europa), André Ramalho (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), Nuno Meireles (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) e André Santos (Santa Maria da Feira/Segmento D’Época/Reol) distanciaram-se do grupo principal, mas a vantagem nunca chegou aos três minutos.

O avançar da viagem fez a fuga perder corpo. Após a passagem pelo prémio de montanha instalada ao quilómetro 80,7, sobraram na frente de corrida André Ramalho e José Maria García. Foi também por essa altura que o pelotão “levantou o pé”, fazendo a diferença crescer para lá dos cinco minutos.

As últimas dezenas de quilómetros, com vento lateral, não favorecia iniciativas individuais ou em dupla. E os dois escapados perceberam-no perfeitamente, quando acabaram absorvidos pelo pelotão, a 13 quilómetros da meta, já na subida da serra de Grândola.

A montanha grandolense não fez mossa e foi em pelotão que os corredores abordaram a “Vila Morena”. Linarez, da equipa Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados, teve um resultado mais feliz nesta quinta-feira do que na etapa anterior, em que esteve envolvido numa queda a três quilómetros do final. Com um percorreu de 170,8 quilómetros entre as localidades de Castro Verde e Grândola o venezuelano cumpriu o percurso em 4 horas, 14 minutos e 21 segundos batendo o seu compatriota Orluis Aular (Caja Rural-Seguros RGA) e o colombiano Santiago Mesa (ABTF Betão-Feirense), segundo e terceiro, respetivamente.

O estadunidense Luke Lamperti (Trinity Racing) manteve o comando da classificação geral. Cyril Barthe (Burgos-BH) é segundo, a 3 segundos, e Leangel Linarez subiu à terceira posição, a 4 segundos. Luke Lamperti segurou também a primazia nas classificações por pontos e da juventude. O novo dono da camisola da montanha é André Ramalho, graças à fuga hoje empreendida. Por equipas comanda a Burgos-BH.

A Volta ao Alentejo vai continuar nesta sexta-feira com a terceira e mais longa etapa dos cinco dias de prova, com partida em Vendas Novas e chegada a Estremoz com um percurso de 191,4 quilómetros.

Top 10 da Classificação da 2ª Etapa:

  1. Leangel Linarez (VEN/Tavfer-Ovos Matinados) – 4:14:21
  2. Orluis Aular (VEN/Caja Rural-RGA) – m.t. 3.
  3. Santiago Mesa (COL/ABTF Betão-Feirense) – m.t. 4.
  4. Tomas Contte (ARG/Aviludo-Louletano) – m.t. 5.
  5. Rodrigo Caixas (POR/Credibom-LA Aluminios) a 0:01
  6. Rafael Silva (POR/Efapel) a 0:01
  7. Diogo Narciso (POR/Credibom-LA Aluminios) a 0:01
  8. Cyril Barthe (FRA/Burgos-BH) a 0:01
  9. Luís Mendonça (POR/Glassdrive-Q8) a 0:01
  10. Luke Lamperti (USA/Trinity Racing) a 0:01

Top 10 da Classificação geral após a 2ª Etapa:

  1. Luke Lamperti (EUA/Trinity Racing) – 8:08:35
  2. Cyril Barthe (FRA/Burgos-BH) a 0:03
  3. Leangel Linarez (VEN/Tavfer-Ovos Matinados) a 0:04
  4. Max Walker (GBR/Trinity Racing) a 0:06
  5. Orluis Aular (VEN/Caja Rural-RGA) a 0:07
  6. Rafael Reis (POR/Glassdrive-Q8) a 0:09
  7. Rafael Silva (POR/Efapel) a 0:10
  8. Luís Mendonça (POR/Glassdrive-Q8) a 0:10
  9. Diogo Narciso (POR/Credibom-LA Aluminios) a 0:10
  10. Jose Sousa (POR/Kelly-Simoldes-Udo) a 0:10

3ª Etapa: Vendas Novas – Estremoz – / 191,4 Km.

Ciclismo + TV