Cyril Barthe vence a 3ª Etapa da Volta ao Alentejo e fica a líder

Cyril Barthe, ciclista francês da equipa espanhola Burgos-BH, venceu a terceira etapa da 40.ª edição da Volta ao Alentejo, num dia de 191,4 quilómetros disputados entre as cidades de Vendas Novas e Estremoz.

Foto: Matias Novo/Podium Events

A etapa começou marcada pela velocidade elevada. Na primeira hora de corrida sucederam-se as tentativas de fuga, todas frustradas pelo pelotão. O resultado foi uma média de 46 km/h. Pouco depois de cumpridos os primeiros 60 minutos de corrida aconteceu a fuga do dia.

O primeiro a sair do pelotão foi o neoprofissional francês Clément Alleno (Burgos-BH), mas rapidamente teve a companhia do colega de equipa Miguel Ángel Fernández e de Carlos Alberto Alvarez (JV Perfis Windmob). A fuga ganhou rapidamente mais de cinco minutos de vantagem, mas a diferença depressa estabilizou na casa dos quatro minutos.

A cerca de 50 quilómetros do final, a frente de corrida ficou entregue aos dois homens da Burgos-BH, numa altura em que a Trinity Racing tinha a companhia da Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua na perseguição. Pouco adiante foi o espanhol a descolar, deixando Clément Alleno isolado na dianteira.

O francês ainda aguentou a subida à serra d’Ossa, mas seria alcançado mais adiante, a seis quilómetros da chegada, quando tudo passou a indicar que teríamos nova chegada ao sprint. Foi o que aconteceu.

A Burgos-BH dominou a fuga e teve o prémio no final. Cyril Barthe triunfou diante de Francisco Guerreiro (Efapel Cycling) e de Orluis Aular (Caja Rural-Seguros RGA), segundo e terceiro, respetivamente.

A vitória levou Cyril Barthe para o topo da geral. O anterior comandante Luke Lamperti (Trinity Racing) está a 7 segundos e Orluis Aular é o terceiro, a 9 segundos. Cyril Barthe é também o primeiro por pontos e Luke Lamperti conserva a camisola da juventude. Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor) segurou a camisola da montanha e a Burgos-BH comanda por equipas.

Top 10 da Classificação da 3ª Etapa:

  1. Cyril Barthe (FRA/Burgos-BH) – 4:29:51
  2. Francisco Guerreiro (POR/Efapel) – m.t.
  3. Orluis Aular (VEN/Caja Rural-RGA) – m.t.
  4. Leangel Linarez (VEN/Tavfer-Ovos Matinados) – m.t.
  5. Rafael Silva (POR/Efapel) – m.t.
  6. Jesús Ezquerra (ESP/Burgos-BH) – m.t.
  7. Pirmin Eisenbarth (GER/Bike Aid) – m.t.
  8. Francisco Campos (POR/Fonte Nova-Felgueiras) – m.t.
  9. Adrián Bustamante (COL/Kelly-Simoldes-Udo) – m.t.
  10. Luís Mendonça (POR/Glassdrive-Q8) – m.t.

Top 10 da Classificação geral após a 3ª Etapa:

  1. Cyril Barthe (FRA/Burgos-BH) – 12:38:19
  2. Luke Lamperti (EUA/Trinity Racing) às 0:07
  3. Orluis Aular (VEN/Caja Rural-RGA) às 0:09
  4. Leangel Linarez (VEN/Tavfer-Ovos Matinados) às 0:11
  5. Max Walker (GBR/Trinity Racing) em 0:13
  6. Rafael Reis (POR/Glassdrive-Q8) às 0:16
  7. Rafael Silva (POR/Efapel) às 0:17
  8. Luís Mendonça (POR/Glassdrive-Q8) às 0:17
  9. Jesús Ezquerra (ESP/Burgos-BH) às 0:17
  10. Jose Sousa (POR/Kelly-Simoldes-Udo) às 0:17

4ª Etapa: Crato – Castelo de Vide / 148,2 Km.

Ciclismo + TV