O ciclista francês Christophe Laporte (Jumbo-Visma) venceu a 77.ª edição da clássica belga de Dwars door Vlaanderen disputado entre Roeselare e Waregem, com um percurso de 183,7 quilómetros, com um ataque a 4 km que ninguém conseguiu respondeu.
A fuga do dia foi composta por Alexander Kristoff, Yevgeniy Gidich, Oier Lazkano, Ward Vanhoof, Leon Heinschke e Nickolas Zukowsky.
O final da corrida foi emocionante, a última colina em Nokere, a 10 kms da meta deu uma reaproximação, entre a frente da corrida e o pelotão restavam 25 segundos e os 3 grupos estavam em linha de vista. O duo de resistentes foi alcançado pelos perseguidores a apenas 6 kms do final e a partir desse momento começaram os ataques e após um primeiro teste saiu um Christophe Laporte que era claramente o mais forte e ganhou um enorme espaço para a concorrência, espaço que ninguém conseguiu fechar e o francês teve tempo para escolher o festejo. Oier Lazkano teve o merecido prémio após uma prova incrível com a presença no pódio, diante de Neilson Powless, enquanto Jasper Philipsen foi o mais poderoso no pelotão, finalizando em 4º.
Top 10 da Dwars door Vlaanderen 2023:
- Christophe Laporte (FRA/Jumbo-Visma) – 4:06:20
- Oier Lazkano (ESP/Movistar) às 0:15
- Neilson Powless (EUA/EF-EasyPost) às 0:15
- Jasper Philipsen (BEL/Alpecin-Deceuninck) às 0:15
- Mads Pedersen (DEN/Trek-Segafredo) às 0:15
- Arnaud de Lie (BEL/Lotto-Dstny) às 0:15
- Davide Ballerini (ITA/Soudal-Quick Step) às 0:15
- Andrea Pasqualon (ITA/Bahrein-Vitorioso) às 0:15
- Olivier Le Gac (FRA/Groupama-FDJ) às 0:15
- Nils Politt (GER/Bora-Hansgrohe) às 0:15
Vídeo de resumo da prova: