Joel del Ojo destaca-se para a primeira camisola amarela

O espanhol Joel del Ojo (Team Vino Junior) é o primeiro camisola amarela da 28.ª Volta ao Concelho de Loulé Júnior, depois de vencer a etapa inaugural, disputada na tarde desta quinta-feira.

Os primeiros 58,8 quilómetros da competição ligaram Ameixial ao centro de Loulé, proporcionando o primeiro embate entre os corredores, mas deixando tudo em aberto para as três etapas que faltam.

As equipas estrangeiras entraram mais fortes na competição, aproveitando a primeira etapa para passar para a frente de todas as classificações em disputa. A mais importante, a geral individual, é comandada por Joel del Ojo, que chegou isolado à meta.

O corredor da equipa inspirada em Alexander Vinokourov cumpriu a etapa em 1h23m43, deixando o pelotão a 4 segundos. Nas posições imediatas colocaram-se Sérgio Batista (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact) e Antonio Arias (Valverde Team/Ricardo Fuentes). Não havendo bonificações, a geral replica a ordem de chegada da etapa.

Por efeito dos pontos obtidos em metas volantes, Antonio Arias é o primeiro na classificação da regularidade. A camisola da montanha é envergada por Luis Lajarín (Valverde Team/Ricardo Fuentes), enquanto a classificação do melhor júnior de primeiro ano é encimada por Marti Mir (Saxun/Extrusax/Primoti). Por equipas manda o coletivo Valverde Team/Ricardo Fuentes.

A classificação ficará muito mais definida após a jornada dupla de sexta-feira. Às 9h50 os corredores partem da Avenida Laginha Serafim (local de todas as chegadas, na cidade de Loulé). Vão completar 82 quilómetros, que incluem quatro prémios de montanha, todos na segunda metade da viagem. O final está previsto para perto do meio-dia. A etapa vespertina é um contrarrelógio por equipas de 10,9 quilómetros. Tem partida e chegada na Avenida Laginha Serafim e inicia-se às 16h30.

Ciclismo + TV