Etapa para José Moreira e vitória absoluta para Luis Lajarín

Os juniores de primeiro ano esperaram pela quarta e última etapa para revolucionarem a classificação da Volta ao Concelho de Loulé, com dois destes jovens a serem protagonistas na viagem de 109 quilómetros feita ao início da tarde de hoje. José Moreira (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) ganhou a etapa e o espanhol Luis Lajarín (Valverde Team/Ricardo Fuentes) conquistou a camisola amarela final.

Os 109 quilómetros, marcados por um sobe e desce constante, adivinhavam-se capazes de modificar a classificação geral, totalmente dominada pelos espanhóis da Valverde Team/Ricardo Fuentes, depois do contrarrelógio coletivo de ontem. E foi isso que acabou por suceder, numa corrida que mudou de camisola amarela a cada etapa.

As dificuldades do percurso foram música para os ouvidos de José Moreira e Luis Lajarín, dois juniores de primeiro ano que demonstraram mais pedalada que o restante pelotão. Chegaram à meta ao fim 2h54m36s, com o português a vencer a tirada diante do espanhol. O terceiro foi Álvaro Ruiz (Team Junior Ciudad de Talavera), a 1m01s.

O pelotão ficou completamente partido em grupos, tendo o primeiro grande grupo ficado a 1m17s do dua mais rápido da jornada. Com estes resultados, Luis Lajarín sagrou-se vencedor da Volta ao Concelho de Loulé, desalojando do topo da geral o colega de equipa Luis López. José Moreira terminou na segunda posição, a 42 segundos, e Diego Aparicio (Valverde Team/Ricardo Fuentes) fechou o pódio, com mais 55 segundos do que o vencedor.

Antes de bater-se pela geral, na fase mais exigente da etapa, Luis Lajarín foi um dos animadores dos primeiros quilómetros, somando pontos para segurar a vitória na classificação da montanha, o que viria a conseguir, fazendo o jovem espanhol vencedor da geral, da montanha e ainda da classificação dos juniores de primeiro ano. Apenas “permitiu” a vitória do colega de equipa Antonio Arias nos pontos. Por equipas impôs-se a Valverde Team/Ricardo Fuentes, que regressa a Espanha com todas as classificações na bagagem.

Ciclismo + TV