Clássica Aldeias do Xisto decide Taça de Portugal Jogos Santa Casa

A sexta edição da Clássica Aldeias do Xisto, marcada para o próximo domingo, 16 de abril, é a terceira e decisiva prova pontuável para a Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Elite. No mesmo dia, Mortágua recebe a segunda prova da Taça de Portugal de XCM Credibom e São Brás de Alportel é palco da terceira corrida da Taça de Portugal de DHI presented by Shimano.

A Clássica Aldeias do Xisto, corrida para profissionais que começa e acaba sempre numa aldeia, terá, na edição de 2023, 148,8 quilómetros, ligando as Aldeias do Xisto do Mosteiro, Pedrógão Grande, onde a partida será dada às 12h00, e de Aigra Nova, Góis, onde se aguarda a chegada cerca das 15h45.

A meta coincide com um prémio de montanha de terceira categoria. Pelo caminho haverá mais duas subidas pontuáveis, na Portela do Fojo (km 64,2) e em Castanheira de Pêra (km 112,5). Num traçado que vai levar o pelotão do Zêzere até à serra da Lousã, esta edição da Clássica será das menos exigentes em termos montanhosos.

Essa caraterística do percurso vai deixar ainda mais em aberto a luta pela conquista da Taça de Portugal Jogos Santa Casa, pois permite a mais corredores sonhar com o triunfo. Neste momento, Rafael Silva (Efapel Cycling) está no comando, com 105 pontos, sendo seguido de perto por Rodrigo Caixas (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), com 95, Santiago Mesa (ABTF Betão-Feirense), com 86, Francisco Campos (Fonte Nova/Felgueiras), com 85, Hugo Nunes (Rádio Popular-Paredes-Boavista) e Leangel Linarez (Ovos Matinados-Tavfer-Mortágua), com 80.

Em sub-23 as diferenças são maiores, mas nada está também ainda fechado. Pedro Silva (Glassdrive-Q8-Anicolor) parte na frente, com 140 pontos, mais 50 do que Diogo Saleiro (Fonte Nova/Felgueiras) e mais 60 do que Diogo Gonçalves (Santa Maria da Feira/Segmento D’Época/Reol), que ocupam os lugares imediatos na classificação geral.

O fim de semana será também voltado para a Taça de Portugal em duas disciplinas de BTT, a maratona (XCM) e o downhill (DHI). A segunda corrida da Taça de Portugal de XCM Credibom acontece em Mortágua, no domingo.

A partida será dada às 9h00 e os participantes dividem-se por três percursos, consoante a categoria etária de competição. Todas os participantes masculinos desde elite até masters 45 vão pedalar na maior distância, 95 quilómetros, com um acumulado de 2800 metros. As femininas, os homens a partir de masters 50 e os paraciclistas masculinos de classe D terão de cumprir 75 quilómetros, com um acumulado de 2200 metros. As paraciclistas de classe D, os paraciclistas de classe C e os utilizadores de bicicletas de assistência elétrica terão pela frente um traçado de 45 quilómetros e 950 metros de acumulado.

A terceira prova da Taça de Portugal de DHI presented by Shimano também se realiza no domingo, em São Brás de Alportel, e é pontuável para o ranking mundial, pois está inscrita na UCI como prova C2.

A pista do Arimbo volta a ser o epicentro da competição. São dois quilómetros de descida com 380 metros de desnível entre a partida e a chegada. Após os treinos de sábado, as descidas cronometradas acontecem no domingo, com a manga de qualificação a arrancar às 11h00 e a final a iniciar-se às 14h30.

As escolas de ciclismo estarão em plena atividade no sábado. As equipas da zona Norte têm um Encontro Inter-Regional de estrada em Paraimo, Sangalhos, concelho de Anadia, às 14h30. As escolas da região sul também participam num Encontro Inter-Regional de estrada, na Quinta do Conde, Sesimbra, às 14h00.

Mais eventos oficiais
14 a 16 de abril: Lagos Bike Aventura, Lagos
15 de abril: Lagoa 250 Anos – Taça do Algarve de Juniores e Cadetes, Lagoa
16 de abril: BTT Uma Aventura sobre o Mar, Afife, Viana do Castelo
16 de abril: 10.º XCO do Centro de Ciclismo do Minho, Guimarães
16 de abril: 1.º Passeio BTT Rota da Trança e da Palha, Travassós, Fafe
16 de abril: Montemuro Granfondo, Cinfães
16 de abril: Maratona BTT Caminhos da Biosfera, Santa Bárbara dos Padrões, Castro Verde
16 de abril: 3.ª Prova da Taça de Estrada da Madeira, Porto Moniz, Seixal, Madeira
16 de abril: Taça de Santa Maria de DHI, Pico Alto, Vila do Porto, Ilha de Santa Maria, Açores

Ciclismo + TV