Ciclismo distribuído por todo o território até ao 25 de Abril

O próximo fim de semana será prolongado e cheio de ciclismo. Começa no sábado e só termina na terça-feira, 25 de Abril, com provas nacionais e internacionais a cobrirem grande parte do território nacional, do Minho ao Algarve.

O ciclismo profissional de estrada viverá a 11.ª edição do Grande Prémio O Jogo, prova de cinco etapas, entre 22 e 25 de abril. O pelotão irá percorrer 552,9 quilómetros. As primeiras pedaladas, no sábado, disputam-se em Barcelos, cidade de partida e chegada da viagem de 142,4 quilómetros, que começa às 10h30 e termina cerca das 14h00, junto ao pavilhão municipal.

No domingo a jornada é dupla e potencialmente decisiva. Às 9h30 inicia-se o contrarrelógio individual de 20,3 quilómetros, que será disputado em Pinhel e que, pela distância, irá marcar diferenças significativas. À tarde a caravana muda-se para Trancoso, onde começa e acaba a terceira etapa da competição, 78,6 quilómetros a percorrer a partir das 16h00. Etapa curta, e por isso mais difícil de controlar, conta com um prémio de montanha a menos de dez quilómetros da chegada, o que poderá ditar mais algumas diferenças de tempo.

A quarta etapa é a mais longa da corrida. Disputa-se na segunda-feira, ao longo de 168,4 quilómetros, com partida (12h00) e chegada (16h00) em Boticas. As subidas de Ribeira de Pena (2.ª categoria, km 113,8) e Torneiros (1.ª categoria, km 158,7) prometem aquecer a luta pela classificação geral.

As pedaladas finais, em Dia da Liberdade, acontecem em redor de Paredes, local de partida e chegada dos 143,2 quilómetros da quinta etapa. A tirada arranca às 12h00, prevendo-se que termine pouco depois das 15h30. Os prémios de montanha estão colocados ainda longe da chegada, que poderá ser uma oportunidade para homens rápidos.

Ainda no ciclismo de estrada, mas no feminino, o fim de semana fica marcado pela disputa da segunda e da terceira corridas pontuáveis para a Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa. Estão já inscritas mais de cem mulheres para a dupla jornada competitiva, que começa em Albufeira, sábado.

A corrida algarvia tem como epicentro a Marina de Albufeira e vai disputar-se em circuito. A partida será dada às 9h30. As corredoras de elite e sub-23 vão disputar 77 quilómetros, quatro voltas ao circuito. As juniores, as masters 30 e as masters 40 farão menos uma volta, ou seja, 59 quilómetros. Duas voltas e 43 quilómetros é o que está reservado para as cadetes e as masters 50 e 60.

A caravana do ciclismo feminino nacional ruma depois para o Alentejo, pois será em Moura que irá disputar-se a terceira prova da Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa, no domingo. Os primeiros 57,5 quilómetros serão cumpridos em linha, com passagem por Póvoa de São Miguel, terminando a prova das cadetes e das masters 50 e 60 no regresso a Moura, na Rua das Terçarias. As restantes categorias entram, então, no circuito de 19,6 quilómetros. Na passagem seguinte pela meta, ao fim de 77,1 quilómetros de prova, decidem-se as competições de juniores, masters 30 e masters 40. As corredoras sub-23 e de elite completam mais uma volta para totalizarem 96,7 quilómetros. O final da corrida prevê-se para cerca das 12h30.

A freguesia de Golães, no concelho de Fafe, volta a homenagear o filho da terra José Martins com uma corrida de ciclismo. Será no sábado, 22 de abril, e é a segunda prova Inter-Regional do Norte pontuável para a Taça de Portugal de Cadetes. A competição inicia-se às 15h00, prevendo-se que termine cerca das 16h45, depois de percorridos 66,9 quilómetros.

A agenda será também preenchida no BTT, com duas corridas no domingo, o XCO Internacional de Vila Franca, em Viana do Castelo, e a terceira prova pontuável para a Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano, em Vouzela.

A corrida de Viana do Castelo é pontuável para o ranking mundial, estando inscrita na UCI como prova de classe 1. Por esse motivo, os corredores portugueses terão a concorrência de adversários vindos de fora à procura de pontos.

As emoções começam logo às 9h00, com a prova de cadetes. Às 10h15 inicia-se a corrida de juniores e de todas as femininas exceto cadetes. Os masters e os paraciclistas arrancam às 12h15. Às 14h30 é a vez dos ciclistas elite e sub-23.

Vouzela é um concelho habituado a receber provas de várias vertentes e disciplinas de ciclismo. No próximo domingo será palco da terceira corrida da Taça de Portugal de Enduro. O arranque será madrugador, estando marcado para as 8h30, na localidade de Joana Martins. Estão definidos cinco percursos especiais cronometrados (PEC). As categorias principais irão cumprir todos os PEC, ao contrário dos mais jovens que completarão dois, no caso das escolas, ou três, no caso dos cadetes.

Mais eventos oficiais
22 e 23 de abril: 19.º Encontro Luso-Galaico de BTT, Esposende
22 de abril: 3 Horas Resistência BTT OTZ Bike – Casa da Guia, Outiz, Vila Nova de Famalicão
22 de abril: Encontro de Escolas da Beira Alta, N.ª Sr.ª da Ouvida, Monteiras, Castro Daire
22 de abril: Taça de Estrada da Ilha Terceira, Açores
23 de abril: Rota do Folar XCM, Valpaços
23 de abril: 19.º Prémio ACR Roriz – Troféu Professor António Matias, Roriz, Barcelos
23 de abril: Resistência BTT VC Bike, Corga da Moura, Santa Maria da Feira
23 de abril: Troféu Cross MTB, Colmeal da Torre, Belmonte
23 de abril: Granfondo Torres Vedras Montejunto
23 de abril: 5.ª Rota do Vascão, Ameixial, Loulé
23 de abril: Taça de Estrada de São Miguel, Açores
25 de abril: 4.º Passeio de Cicloturismo Giro D’el Rei, Trancoso
25 de abril: 1.º Circuito Rotary de Oiã, Oliveira do Bairro
25 de abril: Prova de Ciclismo de Comemoração do 25 de Abril, Alpiarça
25 de abril: 26.º Prémio da Junta de Freguesia de Torrão, Alcácer do Sal
25 de abril: Maratona BTT de Alte, Loulé
25 de abril: Taça de Estrada do Faial e Pico, Faial, Açores

Ciclismo + TV