Francisco Campos vence a 1ª Etapa do 11º Grande Prémio O JOGO

Francisco Campos (Fonte Nova/Felgueiras) conquistou hoje a primeira etapa do 11.º Grande Prémio O Jogo, 142,4 quilómetros com início e final em Barcelos.

Foto:(Miguel Pereira/Global Imagens)

A etapa inaugural decorreu segundo o guião mais previsível. Uma fuga de dez corredores formou-se nos quilómetros iniciais, animou a viagem, acumulou pontos nas classificações secundárias, mas não colocou em causa a ambição das equipas que pretendiam uma chegada ao sprint.

Com o pelotão a incrementar o ritmo da perseguição, a fuga ia perdendo elementos e vantagem sobre o grupo principal. Os mais resistentes entre os fugitivos iniciais acabariam alcançados já dentro dos últimos dez quilómetros. A partir daí deu-se a preparação da chegada em grupo.

As equipas amadoras levaram a melhor sobre as profissionais, com os dois primeiros lugares a serem ocupados por corredores das equipas de clube, formações que também estão na frente na maioria das classificações da corrida.

Francisco Campos venceu dante do colombiano Luis Carlos Chía (CCL/Matdiver). O terceiro foi o argentino Tomás Contte (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho).

Francisco Campos acumula o primeiro lugar na geral com o topo da classificação por pontos. Pedro Silva (Glassdrive-Q8-Anicolor) é o melhor sub-23. As restantes classificações foram construídas na fuga do dia. Jonatan Montoya (JV Perfis Windmob) é o primeiro na geral da montanha, José Dias (Fonte Nova/Felgueiras) comanda nas metas volantes e Diogo Narciso (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) é o primeiro na geral das metas autarquias. A Glassdrive-Q8-Anicolor comanda por equipas.

O segundo dia será decisivo para o desfecho do 11.º GP O Jogo. Tudo porque começa, às 9h30, com o contrarrelógio de 20,3 quilómetros, em Pinhel. Uma distância tão longa para um exercício individual irá marcar diferenças significativas que marcarão a classificação geral. Num dia de jornada dupla, o pelotão partirá às 16h00 para uma etapa de 78,6 quilómetros com partida e chegada em Trancoso.

Ciclismo + TV