Liliana Jesus vence em Albufeira e Cristiana Valente segura comando

Liliana Jesus (Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade) ganhou hoje, em Albufeira, a segunda prova da Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa. Cristiana Valente (Glassdrive/Chanceplus/Allegro), segunda no Algarve, continua no topo da classificação geral de elite.

Numa prova disputada em circuito, em redor da Marina de Albufeira, os 77 quilómetros da competição de elite e sub-23 terminaram com um sprint entre três ciclistas. Liliana Jesus foi a mais rápida, relegando Cristiana Valente para o segundo posto e Ana Caramelo (Maiatos) para a terceira posição. Terminaram as três com 1h57m43s e mais de um minuto de vantagem sobre as perseguidoras mais diretas na categoria de elite.

Este desfecho permitiu a Cristiana Valente segurar a primeira posição na geral da Taça, com 85 pontos, mais dez do que Liliana Jesus e mais 40 do que Katiuska Rodríguez (Maiatos), que estão nos lugares imediatos.

A melhor sub-23 na prova deste sábado terminou integrada no primeiro grupo perseguidor de elite. Foi Johana Diaz (Maiatos), que deixou as mais diretas adversárias, Nádia Henriques (Glassdrive/Chanceplus/Allegro) e Mariana Viais (Cantanhede Cycling/VESAM), a 2m16s e 6m06s, respetivamente. Nádia Henriques comanda a Taça de Portugal nesta categoria.

As juniores completaram 59 quilómetros e a melhor foi Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade). A vencedora das cadetes, que completaram 43 quilómetros, foi Leonor Casimiro (Escola de Ciclismo de Oeiras/Parracho).

Nas categorias de veteranas impuseram-se a master 30 Nádia Mendes (Catanhede Cycling(/VESAM), a master 40 Ana Neves (Bike & Nutrition Shop), a master 50 Filomena Gomes (Vertentability/CRG) e a master 60 Leontina Palhas (Vertentability/CRG).

O Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade triunfou por equipas.

A terceira prova da Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa disputa-se já neste domingo, em Moura. A partida será dada às 10h00. Os primeiros 57,5 quilómetros serão feitos em linha, findos os quais terminam as corridas de cadetes e masters. Entra-se, então, no circuito final de 19,6 quilómetros, cuja primeira volta marca o final da corrida de juniores. As ciclistas de elite e sub-23 completam duas voltas ao circuito e um total de 96,7 quilómetros.

Ciclismo + TV