Iúri Leitão sexto classificado no omnium da Taça das Nações

O português Iúri Leitão terminou na sexta posição o concurso de omnium da prova da Taça das Nações de Pista, que decorre em Milton, Canadá. Depois de passar a fase de qualificação, na tarde de sábado, o vianense disputou as quatro corridas pontuáveis para a disciplina olímpica, durante a noite e início da madrugada.

Iúri Leitão começou muito forte, sendo terceiro classificado na prova de scratch. Seguiu-se o sétimo lugar na corrida tempo, antes do 11.º posto na prova de eliminação. Com estes desempenhos, o corredor da Seleção Nacional chegou à corrida por pontos no sétimo lugar.

O português foi um dos mais ativos na corrida decisiva, pontuando em quatro sprints intermédios e ganhando ainda uma volta ao pelotão. Feito o somatório, Iúri Leitão subiria um lugar graças a esta prova, terminando o omnium na sexta posição, com 120 pontos.

O francês Donavan Grondin triunfou, com 159 pontos, sendo ladeado no pódio pelo alemão Tim Torn Teutenberg, que amealhou 146 pontos, e pelo neerlandês Jan Willem van Schip, com 142 pontos.

Iúri Leitão regressa hoje à pista, na companhia de Ivo Oliveira, com quem faz equipa na disciplina de madison. A prova de apuramento está marcada para as 18h40. Caso consigam a qualificação, disputam a final às 22h00. Maria Martins também compete hoje. Às 16h00 tem a qualificação do omnium. Passando esta fase, irá correr as quatro provas pontuáveis, que têm final previsto para os primeiros minutos da madrugada de segunda-feira.

Ciclismo + TV