Luís Gomes e Rafael Silva com empate na chegada da 3.ª Etapa do GP OJOGO em Trancoso

A terceira etapa do Grande Prémio O Jogo, disputada na tarde deste domingo, ao longo de 78,6 quilómetros, com partida e chegada em Trancoso, teve um final inesperado. Perante a impossibilidade de determinar o vencedor do apertado sprint entre Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) e Rafael Silva (Efapel Cycling), foi decidido atribuir a ambos a vitória na etapa ex aequo. Mauricio Moreira (Glassdrive-Q8-Anicolor) conservou a camisola amarela conquistada na etapa da manhã, um contrarrelógio.

Miguel Pereira/Global Imagens

Depois do esforço individual, o pelotão enfrentava uma etapa potencialmente traiçoeira. Ao ser curta poderia tornar-se difícil de controlar, no caso de dar-se uma fuga com muitos elementos aos quais fosse dada uma margem significativa.

Sabendo disso, as equipas com ambições à geral tinham a lição bem estudada e anularam todas as escaramuças. De tal maneira que foi ao sprint que se decidiu a etapa, embora num pelotão reduzido, pois o esforço da manhã e a intensidade da tarde fizeram mossa em muita gente.

Uma semana depois de terminarem a Taça de Portugal Jogos Santa Casa nas duas primeiras posições, Rafael Silva e Luís Gomes disputaram um sprint tão renhido que não foi possível determinar qual dos dois foi mais rápido. Vitória para ambos! Francisco Campos (Fonte Nova/Felgueiras) foi o terceiro.

Os principais candidatos à geral chegaram integrados no pelotão, pelo que Maurício Moreira mantém a camisola amarela, dispondo de quatro segundos de vantagem sobre Joaquim Silva (Efapel Cycling) e de 14 segundos sobre outro corredor da Efapel, Aleksandr Grigorev.

Luís Gomes é o primeiro na classificação geral por pontos, Alexandre Montez (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) passou a ser o melhor jovem e Francisco Guerreiro (Efapel Cycling) saltou para o topo da classificação dos trepadores, José Dias (Fonte Nova/Felgueiras) é o primeiro nas metas volantes e Diogo Narciso (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) continua a dominar a classificação das metas autarquias. A Efapel Cycling segue no topo da geral coletiva.

O Grande Prémio O Jogo prossegue nesta segunda-feira, dia da quarta etapa, a mais exigente em termos montanhosos desta edição da corrida. A caravana vai pedalar em redor de Boticas, local de partida, às 12h00, e de chegada, perto das 16h00. A viagem tem 168,4 quilómetros e inclui as subidas pontuáveis de Ribeira de Pena (2.ª categoria, km 113,8) e Torneiros (1.ª categoria, km 158,7).

Ciclismo + TV