Fim de semana de decisões na estrada e no BTT

A vasta agenda de ciclismo para o próximo fim de semana ficará marcada por corridas que decidem títulos e troféus. É o caso do Campeonato Nacional de XCM Credibom, que vai realizar-se em Castro Daire. Mas também da Taça de Portugal de Esperanças, cujas provas decisivas acontecem em Santa Maria da Feira, sábado, e em Barcelos, domingo. O calendário conta ainda com quarta prova da Taça de Portugal presented by Shimano, que se disputa em Boticas, domingo.

Os primeiros títulos nacionais de BTT de 2023 são atribuídos em Castro Daire, concelho que recebe o Campeonato Nacional de Maratona (XCM). Estão já inscritos mais de 300 atletas, distribuídos pelas várias categorias em competição.

Os participantes masculinos desde a categoria de elite até aos masters 45 vão cumprir os 100 quilómetros com 3200 metros de acumulado da maratona longa. As corredoras femininas de elite e masters, assim como os masculinos a partir de 50 anos e paraciclistas de classe D vão percorrer 78 quilómetros e um acumulado de 2530 metros. Os paraciclistas de classe C e os utilizadores de bicicletas de assistência elétrica farão a maratona mais curta de todas, 40 quilómetros com 1080 metros de acumulado. A partida está marcada para as 9h00.

Na estrada, o destaque desta semana vai para as duas provas finais da Taça de Portugal de Esperanças, as competições que juntam no mesmo pelotão os sub-23 das equipas de clube com os juniores da região em que acontecem as provas, neste caso os juniores das equipas nortenhas.

A corrida pontuável de sábado é a Volta às Terras de Santa Maria – Troféu Fernando Mendes. A freguesia feirense de São João de Ver é o epicentro da corrida, que terá partida às 14h00 e chegada, cerca das 17h30, no edifício da Central de Lobão, à sexta passagem pela meta, depois de cumpridos 109,7 quilómetros.

O acerto final de contas da Taça de Portugal de Esperanças está marcado para domingo, em Barcelos. A partida, às 11h00, acontece no Estádio Cidade de Barcelos. O percurso de 118 quilómetros culmina no alto do Monte da Franqueira, exigente subida barcelense que, por certo, permitirá marcar diferenças significativas.

Boticas viverá um fim de semana de ciclismo internacional, com a realização de uma prova de classe 1 UCI que contará, como quarta corrida pontuável, para a Taça de Portugal de Downhill (DHI) presented by Shimano. Estão inscritos mais de 200 corredores, oriundos de cerca de uma dezena de países.

A prova vai decorrer numa pista de 2100 metros, com um desnível de 300 metros. A ação começa no sábado, dia de treinos. As corridas estão guardadas para domingo. Às 11h00 arranca a manga de qualificação, estando a final agendada para as 14h30.

As escolas de ciclismo também irão viver um domingo pleno de ação. Alpiarça recebe um Encontro Inter-Regional de estrada, marcado para as 10h00. A Fraga da Almotolia, Vila Real, é o local escolhido para o Encontro Inter-Regional de BTT, também no domingo, às 10h00.

Mais eventos oficiais
6 de maio: NGPS Rota dos Diabos, Vinhais
7 de maio: Douro Granfondo, Peso da Régua
7 de maio: XIII Eiras Single Track, Coimbra
7 de maio: 2.º Prémio Virgolino Almeida, Praias do Sado, Setúbal
7 de maio: 12.º Passeio BTT Pelos Trilhos de Pisão, Trigaches, Beja
7 de maio: Taça do Algarve de Masters e Elites Amadores – Lagoa Criterium, Lagoa
7 de maio: Encontro de Escolas do Pico, Açores
7 a 14 de maio: Transportugal Race

Ciclismo + TV