O colombiano Jonatan Montoya (JV Perfis Windmob) ganhou hoje a Volta às Terras de Santa Maria – Troféu Fernando Mendes, terceira prova da Taça de Portugal de Esperanças, que o vencedor deste sábado passou a comandar.
A corrida de 109,7 quilómetros, em redor de S. João de Ver, ficou marcada pela alta velocidade e terminou com uma discussão ao sprint. Nas posições cimeiras destacaram-se dois corredores forasteiros das equipas de clube portuguesas.
O colombiano Jonatan Montoya foi o mais rápido, ao cabo de 2h25m54s (média de 44,496 km/h). Seguiram-se dois ciclistas do Óbidos Cycling Team, Mark Kryuchkov e Marco Marques.
Quem também celebrou foi o júnior Rafael Durães (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), melhor dos corredores mais jovens, numa prova que junta sub-23 e juniores no mesmo pelotão. O segundo sub-19 foi Daniel Moreira (Tensai/Sambiental/Santa Marta) e o terceiro Manuel Marques (ABTF Betão/Bairrada).
O Óbidos Cycling Team foi a melhor equipa de clube, enquanto a ABTF Betão/Bairrada triunfou entre os coletivos de juniores. Nas restantes classificações impuseram-se Diogo Pereira (Porminho Sub-23 Team), na montanha e nas metas volantes, e Tiano da Silva (Santa Maria da Feira/Segmento d’Época/Reol), nos sprints especiais.
Disputada a terceira prova pontuável, Jonatan Montoya passou a comandar a Taça de Portugal de Esperanças. Soma 145 pontos, mais quinze do que Diogo Gonçalves (Santa Maria da Feira/Segmento d’Época/Reol), Diogo Saleiro (Fonte Nova/Felgueiras) e Marco Marques, que ocupam as posições imediatas.
A Taça de Portugal de Esperanças termina neste domingo, em Barcelos. A partida, às 11h00, acontece no Estádio Cidade de Barcelos. O percurso de 118 quilómetros culmina no alto do Monte da Franqueira, exigente subida barcelense que, por certo, permitirá marcar diferenças significativas.