Gonçalo Bandeira e a colombiana Valentina Roa (Transition Factory Racing) venceram as corridas de elite da quarta prova da Taça de Portugal de Downhill (DHI) presented by Shimano, hoje disputada em Boticas,
O campeão português foi o melhor nas duas mangas da competição, embora em disputa equilibrada com os adversários estrangeiros. Na final, Gonçalo Bandeira parou o cronómetro em 2’12”335. Tyler Eervin (Commençal USA) foi quem mais se aproximou, ficando a 1,437 segundos. O terceiro, a 3,009 segundos, foi o francês Ian Guionnet.
Com a vitória em Boticas, Gonçalo Bandeira passou a comandar a Taça, com três pontos de vantagem sobre o britânico Jack Reading. Nuno Reis (Casa do Povo de Abrunheira) é o primeiro na geral de sub-21, mas o vencedor da categoria neste domingo foi o candense Tristan Lemire (Transition Factory Racing).
Valentina Roa não deu a menor hipótese à concorrência. Na descida de qualificação mostrou ao que vinha e na final confirmou o favoritismo. Impôs-se com 2’33”883. Seguiram-se as espanholas da equipa 101% DH Zoe Zamora e Kira Zamora, a 13,484 e a 13,926 segundos, respetivamente. Margarida Bandeira (WIldboys Riding Addiction), quarta classificada, a 16,366 segundos, foi a melhor portuguesa. Zoe Zamora segue destacada no topo da geral da Taça.
Álvaro Pestana (Casa do Povo de Abrunheira) ganhou em juniores, enquanto a primazia na categoria de cadetes pertenceu a Noa Walker.
Nos veteranos, as vitórias sorriram à feminina Paula Secane (TM Sport Riders), o master 30 Rui Cabrita (Wildpack Algarve Racing), o master 40 Ricardo Soares (Bike Zone), o master 50 Rui Cruz (MCF/XDream/Município de S. Brás) e o master 60 António Rodrigues (Casa do Povo de Abrunheira).
A Casa do Povo de Abrunheira foi a melhor equipa.
A época portuguesa de DHI irá prosseguir com o Campeonato Nacional presented by Shimano, no dia 21 de maio, no monte da Padela, Viana do Castelo. A Taça de Portugal presented by Shimano termina no dia 4 de junho, em Porto de Mós.