Os juniores Rafael Sousa e Beatriz Guerra conseguiram os melhores resultados da Seleção Nacional nas provas da Taça do Mundo de Cross Country Olímpico (XCO), disputadas neste sábado, em Nové Město na Moravě, Chéquia.
Rafael Sousa conseguiu terminar a corrida masculina de juniores no primeiro terço da classificação. Entre 149 participantes conseguiu a 42.ª posição, a 4m51s do vencedor, o dinamarquês Albert Philipsen, que teve no pódio a companhia do norueguês Sivert Ekroll, que gastou mais 38 segundos, e do checo David Friedel, que ficou a 1m16s.
O segundo elemento da Seleção Nacional, Guilherme Barros, também acabou na volta do vencedor. Foi o 100.º classificado, a 10m15s.
Portugal também contou com duas representantes entre as 82 participantes na corrida feminina de juniores. Beatriz Guerra foi a melhor, fechando a prova na primeira metade da tabela. A corredora portuguesa foi 36.ª classificada, a 7m58s da estadunidense Andelyn Aagard, que venceu isolada. Raquel Dias ficou perto da compatriota. Foi 43.ª, a 9m40s da vencedora.
Andelyn Aagard foi ladeada no pódio pela norueguesa Kamilla Aasebo e pela canadense Ava Holmgren, segunda e terceira, a 47 e 48 segundos, respetivamente.
João Cruz foi o melhor dos dois portugueses que correram a prova de XCO para sub-23. Foi 64.º, a 6m20s do vencedor, o dinamarquês Vedenso Oliver Solvhoj. Diogo Neves foi 69.º, a 6m48s. Além do dinamarquês, subiram ao pódio o suíço Dario Lillo, a dois segundos, e o neerlandês Tom Schellekens, a 41 segundos.
Ana Santos competiu na prova feminina de sub-23, em representação da equipa X-Sauce, acabando a corrida no lugar 51. Ficou a 10m11s da vencedora, a dinamarquesa Heby Sofie Pedersen. A suíça Gina Caluori, a 30 segundos, e a canadense Emily Johnston, a 1m20s, completaram os lugares de honra.
No Domindo também se disputou a primeira prova da Taça do Mundo de Maratona BTT (XCM). Três portugueses estiveram em prova, a correr pelas respetivas equipas e não pela Seleção Nacional. O melhor foi Tiago Ferreira (DMT Racing Team), décimo, a seis segundos do vencedor, o italiano Fabian Rabensteiner. José Dias (Buff-Megamo Team) foi 11.º, a oito segundos. Filipe Francisco (DMT Racing Team), a 19m01s.