Ciclismo internacional nas Beiras e Serra da Estrela

O Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela, na estrada entre sexta-feira e domingo, domina as atenções no calendário português desta semana. Mas também merecem destaque a terceira prova da Taça de Portugal de XCM Credibom, que se disputa em Estremoz, domingo, assim como a final da Taça de Portugal de Cadetes, sábado e domingo, em Anadia, e os Encontro Inter-Regionais de Escolas, em Lisboa e em Viana do Castelo, sábado.

Um pelotão de 17 equipas, oriundas de cinco países, vai disputar, entre sexta-feira e domingo, a quinta edição do Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela. A corrida, inscrita na classe 2.2 do calendário UCI, começa com uma jornada dupla.

De manhã disputa-se um contrarrelógio por equipas de 15,6 quilómetros, entre Seia e Gouveia. A primeira formação parte às 10h00. A etapa vespertina do dia de abertura vai ligar Fornos de Algodres (15h30) a Figueira de Castelo Rodrigo (18h30), num itinerário em que as duas contagens de montanha de terceira categoria estão colocadas na fase inicial dos 123,5 quilómetros.

A terceira etapa, no dia 27, começa em Penamacor, às 12h00, estende-se por 176,8 quilómetros e termina, cerca das 16h15, em Pinhel. Não há qualquer prémio de montanha no caminho. A quarta e última etapa é também a mais extensa, 183,7 quilómetros, entre Fundão e a Guarda. É a etapa-rainha, com prémios de montanha em Alpedrinha (3.ª cat, km 9,5), Torre (1.ª cat., km 107,2), Penhas Douradas (2.ª cat., km 129,5) e Guarda (3.ª cat., km 175,7).

O pelotão de maratona BTT viaja para o Alentejo para disputar, no domingo, em Estremoz, a terceira prova da Taça de Portugal de XCM Credibom, com início marcado para as 9h00 e diferentes percursos disponíveis em função da categoria etária dos participantes.

O percurso mais extenso terá 100 quilómetros e um acumulado de 2500 metros. Num terreno ondulado, a primeira metade apresenta-se mais exigente, sendo importante para a seleção de valores. Este é o percurso das provas masculinas desde a categoria de elite até aos masters 45.

Os restantes masters masculinos, assim como todas as femininas e os paraciclistas de classe D vão cumprir 75 quilómetros, com um acumulado de 1500 metros. Para os utilizadores de bicicletas de assistência elétrica, paraciclistas de classe C e paraciclistas femininas estão reservados 50 quilómetros com mil metros de acumulado.

O fim de semana será decisões na Taça de Portugal de Cadetes. Após as corridas da fase inter-regional, os sub-17 de todo o país juntam-se pela primeira vez nesta época para a final nacional da Taça.

Serão dois dias de competição, no concelho de Anadia. No sábado, às 15h00, inicia-se um contrarrelógio individual de 14 quilómetros, com partida e chegada no Pavilhão dos Desportos de Anadia. No domingo, às 10h30, inicia-se no Velódromo Nacional, em Sangalhos, a prova em linha de 79 quilómetros, que irá terminar, cerca das 12h30, no centro de Anadia.

Os cadetes não serão os mais jovens a competir neste fim de semana. As escolas de ciclismo terão um sábado de grande atividade, tanto a Norte como a Sul. Viana do Castelo recebe, a partir das 14h30, o Encontro Inter-Regional de Escolas de Estrada da Zona A, no Campo da Agonia. As escolas de BTT da Zona Sul têm o seu Encontro Inter-Regional em Monsanto, Lisboa, às 14h00.

Mais eventos oficiais
27 de maio: X Roadbook BTT Fernão de Magalhães, Chaves
27 de maio: Cronoescalada de Rebordosa, Paredes
28 de maio: XIII Raid BTT Margens do Cávado, Merelim S. Paio, Braga
28 de maio: Open de BTT de Vila do Conde, Azurara, Vila do Conde
28 de maio: VI Passeio BTT Junqueira FC, Santa Cruz do Bispo, Matosinhos
28 de maio: Passeio Porto – Alpendorada
28 de maio: Circuito de XCO da Felgueira, Vale de Cambra
28 de maio: Passeio de Cicloturismo CSDC Borralhal, Tondela
28 de maio: BTT Tábua – O Paraíso do BTT, Tábua
28 de maio: Granfondo Madeira Island, São Vicente, Madeira
28 de maio: Campeonato da Madeira de DHI, Ponta do Pargo, Calheta
28 de maio: Taça de Santa Maria de DHI, Almagreira, Vila do Porto, Santa Maria, Açores

Ciclismo + TV