Iúri Leitão vence a 2ª etapa do GP Internacional das Beiras, Eric Fagúndez é o novo líder

Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA) foi o ciclista mais rápido na segunda etapa do Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela, na tarde desta sexta-feira e já depois do contrarrelógio matinal por equipas, onde Pelayo Sánchez conduziu a Burgos-BH até à vitória. Eric Fagúndez (Burgos-BH) é o novo camisola amarela.

A etapa de 123,5km, que ligou Fornos de Algodres a Figueira de Castelo Rodrigo, teve uma fuga de 12 ciclistas logo nos quilómetros iniciais. Aos 28km, o lote ficou reduzido a oito corredores, que seguiam a 4m20s do pelotão, e, aos 64,5km, na sequência do Sprint Especial, a frente da corrida passou a contar com apenas quatro homens: Oscar Pelegrí (Burgos BH), Francisco Morais (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua), Jose Maria Muñoz e Joan Marti Bennassar (Electro Hiper Europa – UCI Continental Cycling Team).

Com o aproximar dos últimos quilómetros, o pelotão foi reduzindo a diferença para o grupo intermédio e para os quatro homens que seguiam na frente na corrida, acabando mesmo por anular a fuga a quatro quilómetros da meta. Seguiu-se uma luta intensa pelo primeiro lugar, na qual Iúri Leitão acabou por ser o mais rápido, seguido de Xavier Cañellas (Electro Hiper Europa) e Rafael Silva (Efapel Cycling).

Na classificação geral, Eric Fagúndez (Burgos-BH), que terminou na quinta posição desta segundo etapa, passou a ser o líder, seguido Pelayo Sánchez (Burgos-BH), o anterior camisola amarela, e Ander Okamika (Burgos BH).

Na geral por pontos, Iúri Leitão é líder, com 25, e na montanha foi Jose Maria Muñoz (Electro Hiper Europa) a destacar-se, tendo passado em primeiro nas duas contagens da etapa e assumido o primeiro lugar. Duarte Domingues (Glassdrive-Q8-Anicolor) continua como o melhor jovem.

O Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela continua este sábado com a terceira etapa, que começa em Penamacor, às 12h00, e estende-se por 176,8 quilómetros, terminando por volta das 16h15, em Pinhel.

Ciclismo + TV