Furo atrasa António Morgado no Grande Prémio das Nações

A quarta etapa do Grande Prémio das Nações, 129 quilómetros percorridos neste sábado, entre Bukovina e Nowy Sacz, na Polónia, não correu de feição a Portugal. O chefe-de-fila da Seleção Nacional, António Morgado, sofreu um percalço mecânico num momento crítico da tirada e chegou a 51 segundos do pelotão da frente, onde o britânico Robert Donaldson impôs a ponta final para vencer ao sprint.

Sem uma montanha longa, ao contrário dos dias anteriores, mas com um percurso marcado pelo sobe e desce, a quarta etapa da competição foi rápida e muito atacada. Portugal foi uma das seleções que passaram pela frente do pelotão, endurecendo a corrida.

A postura interventiva do pelotão não deu grande margem aos fugitivos que tentaram a sorte e deixou o grupo principal com fragilidades suficientes para que nem todos conseguissem resistir às movimentações na última subida mais acentuada, a pouco menos de 20 quilómetros da meta.

Nesta altura decisiva, com ataques de corredores do topo da geral e com a formação britânica a impor um ritmo forte, António Morgado teve um furo na roda da frente. “Vínhamos a endurecer a corrida para o António. Mas um furo na pior altura alterou-nos os planos. A troca de bicicleta foi rápida e o António ainda colou ao grupo. Mas quando chegou à parte de trás, o grupo partiu-se por ação do vento e como o António estava na parte de trás ficou ?cortado’”, descreve o selecionador nacional, José Poeira.

Na luta pela vitória na etapa, os britânicos fizeram a dobradinha com Robert Donaldson e Lukas Nerurkar. O terceiro foi o italiano Francesco Busatto, todos com 3h06m58s. Apesar do percalço, António Morgado foi o melhor português, na 48.ª posição, a 51 segundos do vencedor.

O dinamarquês Nikolaj Mengel tem feito render a vantagem conquistada com a fuga que lhe deu a camisola amarela logo na primeira etapa. Continua no topo da geral, logo seguido por Lukas Nerurkar, a 31 segundos, e por Gal Glivar, a 41. O azar de hoje retirou António Morgado dos lugares do pódio.

O português é agora 14.º, a 1m32s do primeiro classificado. Os outros portugueses em prova são Gonçalo Tavares, 27.º, a 4m04s, Pedro Silva, 58.º, a 12m48s, José Bicho, 74.º, a 17m48s, Diogo Gonçalves, 78.º, a 19m44s, e Afonso Eulálio, 84.º, a 21m07s.

O Grande Prémio das Nações termina neste domingo. A quinta e última etapa, com 145 quilómetros, parte de Sanok para finalizar em Arlamów. Numa jornada de permanente sobe e desce, a meta está colocada em subida. É mesmo caso para se dizer que as contas fazem-se no fim.

Ciclismo + TV