Iúri Leitão vence novamente no G.P. Internacional Beiras e Serra da Estrela

Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA) venceu hoje, em Pinhel, a terceira etapa do Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela, uma viagem de 176,8 quilómetros, iniciada em Penamacor. Pelayo Sánchez (Burgos-BH) recuperou a camisola amarela.

A etapa foi animada por um quinteto que se adiantou ao pelotão ainda antes de percorridos 15 quilómetros: André Ramalho (Credibom-LA Alumínio-Marcos Car), Ángel Sánchez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), Charles Page (BAI Sicasal Petro de Luanda), Joan Marti Bennassar (Electro Hiper Europa) e Viktor Manakov (Óbidos Cycling Team).

O ciclista da equipa de clube portuguesa cedeu e a cabeça de corrida acabaria entregue aos restantes quatro corredores. A diferença, que ultrapassou os oito minutos, foi caindo, depois de várias equipas assumirem a perseguição, numa conjugação de interesses entre aquelas que pretendiam lutar pela etapa e as que estão interessadas na geral.

Apesar da aproximação, André Ramalho e Ángel Sánchez ainda sonharam com a vitória, pois entraram adiantados na reta da meta. Só que Iúri Leitão saiu a grande velocidade do pelotão e impôs-se com autoridade no sprint, conquistando a segunda vitória consecutiva, depois de ontem ter vencido a etapa vespertina.

O pelotão chegou com 4h39m30, tendo Xavier Cañellas sido o segundo mais rápido e Fábio Costa (Glassdrive-Q8-Anicolor) o terceiro colocado.

A geral continua marcada pelo contrarrelógio coletivo, com os homens da Burgos-BH a dominarem e a trocarem de posição entre si. O espanhol Pelayo Sánchez voltou a comandar a geral, substituindo o colega de equipa Eric Fagúndez no topo da geral. O terceiro, com o mesmo tempo dos dois colegas de equipa é Ander Okamika.

Iúri Leitão é primeiro por pontos, Duarte Domingues (Glassdrive-Q8-Anicolor) é o melhor jovem e José Maria Martín (Electro Hiper Europa) está no topo da geral dos trepadores. A Burgos-BH encima a tabela por equipas.

O Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela termina neste domingo com a etapa-rainha. Serão 183,7 quilómetros, entre Fundão e a Guarda. Há prémios de montanha em Alpedrinha (3.ª cat, km 9,5), Torre (1.ª cat., km 107,2), Penhas Douradas (2.ª cat., km 129,5) e Guarda (3.ª cat., km 175,7).

Ciclismo + TV