Artem Nych é o grande vencedor do GP Internacional Beiras e Serra da Estrela

Artem Nych (Glassdrive-Q8-Anicolor) sagrou-se hoje vencedor da quinta edição do Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela, graças ao segundo lugar na quarta e última etapa, ganha por Abel Balderstone (Caja Rural-Seguros RGA).

Os derradeiros 183,7 quilómetros começaram no Fundão e terminaram na Guarda, mas o mais importante da etapa esteve no miolo, a passagem pela serra da Estrela que selecionou os concorrentes.

Numa viagem muito atacada, a frente de corrida foi tendo diferentes protagonistas, sobretudo no encadeamento das subidas à Torre, às Penhas Douradas e à Guarda. A aproximação à cidade mais alta de Portugal Continental fez-se com dez homens em cabeça de corrida.

As dificuldades do percurso e a ambição de mexer com a corrida permitiram a Artem Nych e a Abel Balderstone isolarem-se em cabeça de corrida. Apesar de o camisola amarela à partida Pelayo Sánchez (Burgos-BH) e os principais pretendentes à geral estarem no grupo perseguidor, foi dada toda a margem possível aos dois mais audazes.

Atrasado na geral, Abel Balderstone intensificou o ritmo para ganhar a etapa, o que fez com 5h23m31s, menos 3 segundos do que Artem Nych. Pelayo Sánchez seria o terceiro classificado, a 59 segundos do vencedor do dia.

Com este desfecho, Artem Nych saltou para o topo da geral com menos 41 segundos do que Abel Balderstone e menos 52 do que Pelayo Sánchez. Xavier Cañellas (Electro Hiper Europa) ganhou a classificação por pontos, Frederico Figueiredo (Glassdrive-Q8-Anicolor) impôs-se na montanha e Duarte Domingues (Glassdrive-Q8-Anicolor) na juventude. A Burgos-BH triunfou coletivamente.

Ciclismo + TV