Mogadouro vai coroar campeões nacionais de estrada pelo segundo ano consecutivo

O concelho de Mogadouro vai receber, entre 23 e 25 de junho, o Campeonato Nacional de Ciclismo de Estrada. É o segundo ano consecutivo em que os melhores ciclistas portugueses competem na vila transmontana pelos títulos nacionais de estrada.

São esperados cerca de 300 corredores para as provas de contrarrelógio e de fundo, distribuídos pelas categorias masculinas de elite e sub-23, pelas femininas de elite, juniores, cadetes e masters e ainda pelo paraciclismo. Todas as corridas têm chegada na Avenida Nossa Senhora do Caminho, local onde também acontecem as partidas das provas de fundo.

O programa da competição começa no dia 23 de junho com os contrarrelógios individuais, que irão disputar-se no mesmo percurso já utilizado em 2022, com partida na Avenida Regimento dos Comandos. A partir das 11h00 partem os paraciclistas, as femininas e os ciclistas masculinos de sub-23. Vão completar 21,5 quilómetros.

Às 13h00 de dia 23 começam a partir os homens da categoria de elite, que irão pedalar num percurso de 33,6 quilómetros, o mesmo que, no ano passado, deu o título a Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor).

As provas de fundo preenchem a agenda no sábado, 24, e no domingo, 25. No primeiro dia correm as femininas e os sub-23. Às 9h30 inicia-se a corrida feminina, totalmente disputada no circuito de 22,6 quilómetros. As corredoras de elite vão completar 89 quilómetros, as juniores, as masters 30 e as masters 40 terão pela frente 66,4 quilómetros, enquanto as cadetes, as masters 50 e as masters 60 vão completar 43,8 quilómetros.

Às 14h30 inicia-se a prova de fundo para sub-23 masculinos, que totalizará 141,4 quilómetros. Os primeiros 27,9 quilómetros serão percorridos fora do circuito central, levando o colorido do pelotão ao norte do concelho de Mogadouro. A prova acabará à sexta passagem pela meta.

No domingo também haverá duas corridas. Os paraciclistas competem a partir das 9h00, num circuito de 7,1 quilómetros. A prova terá a duração de uma hora mais uma volta ao circuito.

A corrida de fundo para a elite masculina encerra o programa. A prova arranca às 11h30 e os corredores irão enfrentar 169,6 quilómetros, dos quais 56,5 quilómetros serão feitos fora do circuito, a sul de Mogadouro. O final da festa acontecerá cerca das 16h00, à sexta passagem pela meta, altura para sabermos quem sucede a João Almeida ou se o próprio corredor da UAE Team Emirates consegue revalidar o título.

O circuito de 22,6 quilómetros que integra todas as corridas de fundo é o mesmo da edição passada dos Campeonatos Nacionais, mas será percorrido em sentido inverso ao que aconteceu em 2022. Com esta alteração, muda-se a aproximação à meta, que passa a contar, dentro do quilómetro final, com um troço de empedrado em subida, que, certamente, ajudará a decidir as corridas, oferecendo mais emoção e espetáculo aos adeptos da modalidade.

Ciclismo + TV