Cristiana Valente (Glassdrive/Chanceplus/Allegro) ganhou ontem o Circuito de Ciclismo Cidade da Maia, reforçando o estatuto de melhor elite na Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa.
As corredoras de elite e sub-23 enfrentaram 101,8 quilómetros na quarta prova pontuável para a Taça de Portugal. O percurso, com inclinações exigentes e zonas de empedrado, fez uma severa triagem de valores.
Entre a elite destacaram-se Cristiana Valente e Ana Caramelo (Maiatos), que deixaram a concorrência bem para trás. Na discussão entre as duas pela vitória, levou a melhor Cristiana Valente, que cortou a meta com 3h10m11s. Ana Caramelo gastou mais 1 segundo. No terceiro lugar, a 48 segundos da vencedora, chegou a uruguaia Agustina Reyes (Maiatos).
Com o resultado deste domingo, Cristiana Valente praticamente sentenciou a Taça de Portugal Jogos Santa Casa na categoria de elite. Passou a ter 170 pontos, mais 50 do que Ana Caramelo e mais 70 do que Liliana Jesus (Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade).
As sub-23 também pedalaram ao longo de 101,8 quilómetros. Beatriz Roxo (Cantabira Deporte-Rio Miera) impôs-se com enorme superioridade, deixando a segunda classificada, Laura Simão (5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ), a 4m39s, e a terceira, a mexicana Johana Luque (Maiatos), a 4m45s. Nádia Henriques (Glassdrive/Chanceplus/Allegro) comanda a geral em sub-23.
A corrida de juniores, disputada num percurso de 75,7 quilómetros, foi das mais equilibradas do programa. Daniela Simão (Academia Efapel de Ciclismo) foi a mais rápida, mas o terceiro lugar permitiu a Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade) conservar o primeiro lugar na geral, agora em igualdade de pontos com Daniela Simão.
Leonor Casimiro (Korpo Activo/Penacova) ganhou os 49,6 quilómetros da corrida de cadetes, cimentando a primeira posição na Taça de Portugal.
As provas de veteranas foram vencidas pela master 30 Nádia Mendes (Cantanhede Cycling/VESAM), pela master 40 Raquel Santos (Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade), pela master 50 Rosa Marques (União de Ciclismo de Melgaço e Ponte da Barca) e pela master 60 Leontina Palhas (Vertentability/CRG).
A correr em casa, a equipa Maiatos triunfou coletivamente, apesar de a geral da Taça por equipas ser comandada pelas algarvias do Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade.