A Seleção Nacional competiu este domingo no Campeonato da Europa de BTT (XCO), numa prova que integra o programa dos Jogos Europeus, que decorrem em Cracóvia-Malopolska, Polónia. Raquel Queirós (MMR Factory Racing Team), a melhor dos dois portugueses em prova, terminou em 37.ª, enquanto Ricardo Marinheiro (Clube BTT Matosinhos) acabou em 54.º.
A prova feminina foi a primeira a ter início, às 10h30. Puck Pieterse (Países Baixos), foi a mais rápida a percorrer as cinco voltas no percurso de 3,9 quilómetros, em 1h18m26s, à frente de Mona Mitterwallner (Áustria) e Sina Frei (Suíça). Raquel Queirós, que teve um problema no sapato logo na primeira volta, terminou a prova em 1h30m51s, 12m25s depois do melhor tempo, e conseguiu melhorar o 42.º lugar de 2022, tendo terminado na 37.ª posição.
Às 13h15 foi a vez dos atletas masculinos entrarem em prova e darem sete voltas a um percurso de 4,1 quilómetros. Vlad Dascalu (Roménia) foi o mais rápido, com 1h19m41s, tendo superado Josef Lars Forster (Suíça) e Luca Braidot (Itália). Ricardo Marinheiro chegou 11m11s depois do melhor tempo, na 54.ª posição, num total de 1h30m52s.
“Vínhamos com o objetivo claro de fazer melhor que no ano passado e fizemos bastante melhor nas elites femininas, apesar da Raquel Queirós ter partido uma peça do sapato na primeira volta, o que a fez perder muito tempo. Na prova masculina, o Ricardo Marinheiro não conseguiu pôr em prática aquilo que é capaz de fazer e que tem demonstrado ao longo do ano”, analisou o selecionador Pedro Vigário.