Quatro dobradinhas no Campeonato Nacional de Masters

O Campeonato Nacional de Estrada de Masters masculinos terminou este domingo, com a prova de fundo, que começou às 11h e teve partida e chegada em Reguengos de Monsaraz. Entre as dez categorias, quatro atletas conseguiram festejar a dobradinha, juntando o título nacional de fundo ao de contrarrelógio.

A prova dos amadores de elite e dos masters 30 foi de 131,4 quilómetros. Entre os amadores de elite, Hélder Azevedo (Cadao/Soutense/Rematelaborado) foi o mais rápido, com 03h08m55s, à frente de Bruno Rosa (UCA/Terralem Lda/Pracer Perfiles) e Nuno Almeida (Penacova/CE Gonçalves/Touch/Azeitonense).

Em masters 30-34, David Belo (CDASJ/Cyclin´Team/Município Albufeira) destacou-se, com 3h11m47s, à frente de Filipe Madeira (Viveiros Vitor Lourenço/ Sintra C. Ciclismo) e Daniel Marques. Já em masters 35, Bruno Saraiva (C.P.R. A-do-Barbas/AKIplast/PVS) renovou o título nacional, também com um tempo de 3h11m47s, tendo superado Rui Casquinha (UCA/Terralem Lda/Pracer Perfiles) e Gonçalo Filipe (Penacova/CE Gonçalves/Touch/Azeitonense).

Nas categorias de masters 40, a distância foi de 101,8 quilómetros. Luís Lameira (Skoda Irmãos Leite/ Tourencinho) foi o melhor nos masters 40-44, com 2h25m26s, tendo batido a concorrência de José Costa (Bike & Nutrition Shop) e Hélder Pereira (Grupo Parapedra/Dinazoo/Riomagic/CRP). Já em masters 45, Nuno Manso (Swick/Casa Benfica Almodôvar) sagrou-se campeão com um tempo de 2h19m11s, à frente de Élio Silva (Cadao/Soutense/Rematelaborado) e Hugo Moreira.

As restantes categorias (masters 50, 60 e +70) percorreram 72,3 quilómetros. Em masters 50-54, Rui Brito (CDASJ/Cyclin´Team/Município Albufeira) festejou o título com 1h41m30s, à frente de António Faisco (UCA/Terralem Lda/Pracer Perfiles) e Carlos Matos (AMCP Bike Team). Nos masters 55, Vítor Lourenço (Viveiros Vitor Lourenço/Sintra C. Ciclismo) sagrou-se campeão com 1h44m10s, tendo superado Luís Gomes (Vertentability/CRG) e José Afonso (Cadao/Soutense/Rematelaborado).

Em masters 60-64, Leonardo Sousa (Penacova/CE Gonçalves/Touch/Azeitonense), com 1h44m10s, conquistou o título nacional, à frente de João Marques (360 BikeTrail/Mundimat/CCA Paio Pires) e Joaquim Pinto (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel). Na categoria acima, masters 65, festejou João Pinto (Boavista/RP/Paredes), graças a um tempo de 1h44m46s, que superou os registos de Vítor Graça (Ciclismo 20kms Almeirim/Restaurante O Forno) e Joaquim Fernandes (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel).

Por fim, em masters +70, apenas três ciclistas terminaram a prova e Manuel Domingos (Centro de Ciclismo de Loulé/ITN -Mecânica e Peças) revalidou o título, com 1h55m35s. Vitorino Pereira e Augusto Guerreiro (Academia Joaquim Agostinho / UDO) fecharam o pódio.

Entre todos os vencedores, destaque para as dobradinhas de Vítor Lourenço, Leonardo Sousa, João Pinto e Manuel Domingos, que juntaram o título de fundo ao título de contrarrelógio, e ainda para Bruno Saraiva e, novamente, Manuel Domingos, que revalidaram os títulos de fundo conquistados em 2022.

Ciclismo + TV