O fim de semana de Campeonato Nacional de Estrada para camadas jovens iniciou-se, neste sábado, em Vila Nova de Paiva com a atribuição de quatro títulos de contrarrelógio e dois de fundo. Na categoria máxima presente, os juniores, impuseram-se nas provas de contrarrelógio Manuel Marques (ABTF Betão/Bairrada) e Rita Tanganho (5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ).
Os juniores masculinos enfrentaram o exercício individual mais longo, 18,6 quilómetros. Manuel Marques confirmou o favoritismo. Depois de ter vencido a etapa em contrarrelógio da Taça de Portugal de Juniores, impôs-se hoje no Campeonato Nacional da especialidade.
O ciclista da equipa bairradina completou a prova em 25’02”70, batendo Tiago Santos (Alcobaça CC/Crédito Agrícola) por 55,33 segundos. O terceiro classificado, a 1’15”30, foi Guilherme Mestre (Dunas Vale/Pereira & Gago).
As restantes categorias completaram 16,2 quilómetros. Entre as juniores femininas a melhor foi Rita Tanganho, que bateu Daniela Simão (Academia Efapel de Ciclismo), que há uma semana se proclamara campeã de fundo.
Rita Tanganho parou o cronómetro no 25’30”46, menos 18.30 segundos do que Daniela Simão, que ficou no segundo posto. O terceiro lugar foi ocupado por Patrícia Duarte (Maiatos), a 1’24”51 da vencedora.
João Anunciação (Alenquer/GDM/Anipura) sagrou-se campeão nacional de contrarrelógio em cadetes, sendo o único ciclista dos que correram no percurso de 16,2 quilómetros a fechar a prova em menos de 24 minutos.
O ciclista da equipa de Alenquer registou 23’50”32. Seguiram-se Leonardo Garcia (Centro Ciclismo de Loulé), a 20,81 segundos, e Francisco Alves (Cantanhede Cycling/2W Engenharia), a 25,22 segundos.
Maria Marques (Matos-Cheirinhos/Vila Galé/Etopi) foi a mais forte das cadetes femininas, com 27’34”38. Seguiram-se duas corredoras do Korpo Activo/Penacova. Leonor Casimiro, a 24,66 segundos, e Emília Baía, a 1’05”58.
Pelo segundo ano consecutivo foram também atribuídos títulos nacionais de fundo aos juvenis, Rapazes e raparigas percorreram 17,7 quilómetros, resultantes de três voltas a um circuito. No setor masculino quem levou a melhor foi Vasco Silva (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), que deixou a concorrência mais próxima, Francisco Cardoso (CC Barcelos/AFF/Flynx/HM Motor/Segmento D’Época) e Afonso Silva (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact), a 3 segundos.
A corrida feminina de juvenis foi mais desequilibrada, proporcionando maiores diferenças entre as primeiras. Inês Fonseca (Águias Alpiarça/Triumtermica) ganhou com 10 segundos de vantagem sobre a segunda classificada, Bárbara Santos (Freebike Shop/Bike Clube S. Brás). A terceira, a 37 segundos, foi Juliana Teixeira (Escola Cantanhede Cycling/Orima/Duorep).
O programa dos Nacionais de Vila Nova de Paiva termina neste domingo com as provas de fundo para cadetes e juniores masculinos. Os mais jovens vão percorrer 76,8 quilómetros, a partir das 10h30. A corrida de juniores terá 115,2 quilómetros e iniciar-se-á às 15h00.