Mário Costa e Raquel Queirós (MMR Factory Racing Team) sagraram-se campeões nacionais de Cross Country Curto (XCC), este sábado, em Vascões, Paredes de Coura, ao vencerem as provas de elite da disciplina no Campeonato Nacional XCC/XCO Credibom.
Na prova da elite masculina, Mário Costa foi o mais rápido no circuito fechado com 1200 metros, terminando a corrida em 20m03.118s. O corredor, que competiu em nome individual, ficou no primeiro lugar do pódio, à frente de Roberto Ferreira (Guilhabreu MTB), que chegou 2.155 segundos depois, e de Ricardo Marinheiro (Clube BTT Matosinhos), que chegou 31.990 segundos depois.
Na elite feminina, Raquel Queirós (MMR Factory Racing Team) revalidou o título de campeã nacional com um tempo de 21m02.640s. Em segundo lugar, com 10.710s de diferença, ficou Ana Santos (X-Sauce Factory Team) e Joana Monteiro, que chegou 30.915 depois do melhor tempo, fechou o pódio.
Em juniores, Beatriz Guerra (Guilhabreu MTB) destacou-se na prova feminina com 15m07.079s, tendo superado Lara Fernandes (AEBTT Rio/Mr.Print) e Marta Martins (Somamaratonas), que chegaram 01m29.158s e 01m58.784s mais tarde, respetivamente. Na corrida masculina, o título sorriu a Guilherme Barros (Guilhabreu MTB), que terminou a prova em 15m01.787s, depois de bater o companheiro Rafael Sousa ao sprint – apenas 0.422 segundos de diferença. O pódio ficou completo com João Fonseca (Clube BTT Matosinhos), que chegou 24.221 segundos mais tarde.
Nos cadetes, Daniel Franco (BTTTeam SUColarense/CSTreino/GinasiosSpald) conquistou o título masculino com 12m36.046, à frente de Ricardo Piedade (Escola de Ciclismo de Oeiras/Parracho) e Gonçalo Rodrigues (Landeiro/KTM/ Matias & Araújo/Frulact), que fecharam o pódio por esta ordem. Já na prova feminina, Leonor Casimiro (Escola de Ciclismo de Oeiras/Parracho) venceu com 10m52.659s, tendo superado Margarida Vasconcelos (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) e Eva Emídio (BTT Loulé/Elevis), segunda e terceira classificadas, respetivamente.
Por fim, em masters, Filipe Ramos (Guilhabreu MTB) foi o mais rápido na prova masculina, com 15m11.358s, à frente de Ismael Graça (Korpo Activo/Penacova) e Diogo Afonso (Rodactiva/Golden Club Cabanas). Na corrida feminina, Ângela Gonçalves (Korpo Activo/Penacova), com 15m58.177s, foi a grande vencedora, com Andreia Lopes (AEBTT Rio/Mr.Print) e Virgínia Moreira (SAERTEX Portugal/Edaetech) a completarem o pódio.
O Campeonato Nacional XCC/XCO Credibom continua já na tarde deste sábado no Circuito Permanente de XCO do Centro Cyclin de Paredes de Coura, com a a corrida de Cross Country Olímpico (XCO) dos juvenis, num circuito com 1600 metros de extensão, às 14h30. Para domingo, último dia da competição, estão agendadas as provas de XCO das restantes categorias.