Portugal fechou a participação no Campeonato da Europa de Pista de Juniores e Sub-23 com um quinto lugar na prova de Madison de Sub-23 masculinos, que marcou também o final da prova.
Diogo Narciso e João Martins estiveram em grande forma e acabaram por ter um papel importante no desenrolar da corrida. A dupla portuguesa, constituída por um ciclista de último ano de sub-23 e um de primeiro ano, terminou a prova com 37 pontos, apenas atrás de Áustria, que conquistou o ouro com 68 pontos, Bélgica, que ficou com a prata com 61, da Alemanha, que agarrou o bronze com 51, e dos Países Baixos, que ficaram em quarto lugar com 39.
“O João Martins teve uma corrida extremamente exigente ontem, mas foi fantástico ao longo desta corrida de campeões, que é muito dura e exige uma grande disponibilidade física. São 160 voltas de sofrimento e estivemos muito bem. Estou muito orgulhoso. Um quinto lugar num Europeu, à frente de seleções mais experientes, é fantástico”, referiu Diogo Narciso.
“Foi uma corrida muito difícil, mas ficámos num excelente lugar, à frente de grandes seleções. Estivemos muito bem taticamente e conseguimos fazer melhor do que no ano passado, o que é muito bom. Estou muito feliz e muito cansado. Não tenho palavras para um resultado destes”, acrescentou João Martins.
Portugal, que contou com onze representantes na competição (quatro sub-23 e sete juniores), termina o Campeonato da Europa de Pista de Juniores e Sub-23 com duas medalhas. Diogo Narciso conquistou a medalha de prata na prova de scratch de sub-23 masculinos e Patrícia Duarte conquistou o bronze na corrida por pontos de juniores femininas.
“Terminámos muito bem, com uma prova magnífica do Diogo Narciso e do João Martins, que participou ontem no omnium e fez madison a nível sub-23 pela primeira vez num Campeonato da Europa. Estou muito satisfeito com o trabalho da dupla”, analisou Gabriel Mendes.
“É importante ter presentes os objetivos globais e os objetivos definidos para cada um, que foram alcançados. Estou satisfeito com o processo e com o empenho dos atletas no sentido de melhorarem. Isso foi demonstrado durante este campeonato e podemos sair daqui satisfeitos”, concluiu o selecionador nacional de pista.
Nas restantes provas deste último dia de Campeonato da Europa, a Grã-Bretanha foi a seleção mais forte nas no madison de juniores e de sub-23 femininas, com a Itália a destacar-se no madison de juniores masculinos. Finalmente, no keirin de sub-23, Clara Schneider (Alemanha) conquistou o ouro na corrida feminina e Matteo Bianchi (Itália) destacou-se na masculina.