O espanhol Juan Hermosa (Recambios Cellejo) venceu hoje a primeira etapa do Grande Prémio do Minho – Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto 2023, uma viagem de 106,2 quilómetros, com partida e chegada em Azurém, Guimarães. Com o triunfo na etapa, Hermosa assumiu o comando da classificação geral.
A corrida começou movimentada, mas foi já depois de ultrapassada a meta volante de Fafe, com cerca de 15 quilómetros percorridos, que Javier Zarzuela (Volvo Arregui/Cya/Hegotarrak) e Aurélien Roux (Occitane) saíram do pelotão e chegaram a dispor de uma vantagem superior a um minuto.
A aproximação ao prémio de montanha de Vieira do Minho ditou uma mudança na situação de corrida, com dez ciclistas ligeiramente destacados, entre os quais, da fuga inicial, apenas o francês.
Se a subida de Vieira do Minho promoveu a primeira seleção, a escalada de Gonça, a menos de dez quilómetros da meta, fez a verdadeira triagem de valores. O campeão nacional de fundo, Tiago Santos (Alcobaça CC/Crédito Agrícola) foi o primeiro a passar no alto e, dessa forma, assumiu-se como dono da camisola dos trepadores.
Só que o prémio mais apetecido foi para outro dos fugitivos, Juan Hermosa. O espanhol foi o mais veloz no sprint a quatro, entre que decidiu a etapa e a primeira camisola amarela. Juan Hermosa cortou a meta com 2h42m17s, o mesmo tempo registado pelos três corredores que chegaram nas posições imediatas: Fabricio Crozzolo (Volvo Arregui/Cya/Hegotarrak), Tiago Santos e Daniel Moreira (Tensai/Sambiental/Santa Marta). Na ausência de bonificações, a geral replica em lugares e tempos a classificação da etapa inaugural.
Fabricio Crozzolo aproveitou a pontuação nas metas volantes, a que somou segundo lugar na etapa, para ficar na frente da geral por pontos. Daniel Moreira é o melhor júnior de primeiro ano e ainda encabeça a classificação dos minhotos. A Volvo Arregui/Cya/Hegotarrak comanda por equipas.
Depois do arranque no concelho de Guimarães, o Grande Prémio do Minho desloca-se, neste sábado, para a freguesia famalicense de Oliveira Santa Maria. É ali que começa e acaba a segunda etapa, 107,9 quilómetros, com início às 13h00 e final previsto para antes das 16h00. As duas subidas a Pedome, aos quilómetros 34,7 e 88,1, são terreno excelente para marcar diferenças.