Pablo Antunez vence a etapa e Daniel Moreira veste de amarelo no G.P do Minho

O espanhol Pablo Antunez (ElectroMercantil/GR 100) ganhou hoje a segunda etapa do Grande Prémio do Minho – Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto 2023, uma viagem de 107,9 quilómetros, com início e final em Oliveira Santa Maria, Vila Nova de Famalicão. Daniel Moreira (Tensai/Sambiental/Santa Marta) é o novo dono da camisola amarela.

A etapa foi animada por um grupo de oito corredores, que se destacou com cerca de metade do percurso ultrapassado. Manuel Marques (ABTF Betão/Bairrada), Dinis Moura (Alcobaça CC/Crédito Agrícola), Bruno Lopes (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact), Eñaut Otegui (Limousin Oriako), Koen Veenemans (Occitane), Pablo Antunez (Electromercantil/GR100), David Ferreira (Paredes/Fortunna) e André Guia (Centro de Ciclismo de Loulé) foram os agitadores de serviço e chegaram a ter uma vantagem na cada dos dois minutos.

A equipa Reclamos Callejo, mostrando confiança na capacidade de Juan Hermosa, assumiu a perseguição, a partir do pelotão, em defesa da camisola amarela do seu chefe-de-fila. Na subida de Pedome, o grupo da frente desmembrou-se e o pelotão ficou mais perto dos três escapados que resistiram em posição mais adiantada: Bruno Lopes, Pablo Antunez e Eñaut Otegui.

Apesar do esforço de perseguição do grupo principal, os fugitivos chegaram à meta em condições de discutirem a etapa. O mais rápido foi Pablo Antunez, um segundo antes de Enãut Otegui e Bruno Lopes. O pelotão só chegaria 1m09s depois do vencedor da etapa, uma margem suficiente para que a geral se mantivesse em discussão entre os quatro corredores que ontem se destacaram dos demais.

Sem bonificações, o desempate dá-se por pontos. E Daniel Moreira assume a dianteira na geral, embora com o mesmo tempo de Juan Hermosa, Tiago Santos (Alcobaça CC/Crédito Agrícola) e Fabricio Crozzolo (Volvo Arregui/Cya/Hegotarrak), que, por esta ordem, ocupam as posições imediatas.

As restantes classificações mantêm os mesmos comandantes, Tiago Santos, na montanha, Fabricio Crozzolo, nos pontos, e Daniel Moreira, melhor júnior de primeiro ano e primeiro na classificação dos minhotos. Por equipas manda a Volvo Arregui/Cya/Hegotarrak.

O Grande Prémio do Minho termina neste domingo, no território que lhe dá nome em 2023, em Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto. A etapa de 89,2 quilómetros começa (12h00) e termina (14h30) no Campo da Agonia.

Ciclismo + TV