Seleção Nacional com 39 corredores no primeiro Mundial multidisciplinar

A Seleção Nacional vai competir com 39 corredores na primeira edição do Campeonato do Mundo de todas as disciplinas de ciclismo, que vai decorrer na Escócia, entre 2 e 13 de agosto.

Portugal estará representado nas vertentes de estrada, pista, BTT, BMX e paraciclismo, competindo em diferentes disciplinas das vertentes olímpicas e paralímpicas da modalidade. Apesar de Glasgow ser o centro nevrálgico da competição, as corridas distribuem-se por várias regiões do território escocês, obrigando a Seleção Nacional a ter quatro grupos de trabalho diferentes, consoante a proximidade aos locais de cada disciplina: Glasgow (estrada e pista), Peebles (XCO, XCC e XCM), Dumfries (paraciclismo) e Fort William (DHI).

A dispersão territorial deste Campeonato do Mundo e a coincidência de datas entre disciplinas diferentes obriga a um esforço logístico, que implica o envolvimento de 24 elementos de staff de apoio e direção técnica da comitiva.

O maior número de participantes será na vertente de estrada. Para a categoria de elite masculina José Poeira convocou André Carvalho (Cofidis), João Almeida (UAE Team Emirates), Nelson Oliveira e Rúben Guerreiro (Movistar Team). Todos farão a prova de fundo, dia 6 de agosto, deixando a representação no contrarrelógio a cargo de João Almeida e Nelson Oliveira, dia 11.

A equipa mais numerosa de estrada será a de sub-23, que agrega António Morgado e Gonçalo Tavares (Hagens Berman Axeon), Daniel Lima (Israel Premier Tech Academy), Diogo Gonçalves (Santa Maria da Feira/Segmento d’Época/Reol) e Lucas Lopes (Electro Hiper Europa). Disputam a prova de fundo no dia 12 de agosto, mas Morgado e Tavares também participam no contrarrelógio, três dias antes.

Foram também chamados os juniores masculinos José Moreira (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) e Tiago Santos (Alcobaça CC/Crédito Agrícola), correndo ambos apenas a prova de fundo, dia 5.

O selecionador nacional do ciclismo feminino de estrada, José Luis Algarra, convocou quatro ciclistas, que apenas correrão as respetivas provas de fundo. A elite Vera Vilaça (Massi-Tactic Women Team) e a sub-23 Daniela Campos (Bizkaia Durango) competem no dia 13. Antes delas, dia 5, alinham as juniores Daniela Simão (Academia Efapel de Ciclismo) e Raquel Dias (Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade).

A comitiva de BTT é também numerosa, porque também congrega diferentes categorias etárias e porque se distribui por provas de quatro disciplinas distintas: cross country olímpico (XCO), cross country curto (XCC), maratona BTT (XCM) e Downhill (DHI).

O selecionador nacional de BTT, Pedro Vigário, irá acompanhar os corredores de XCO e de XCM, tendo convocado para a disciplina olímpica a elite Raquel Queirós (MMR Factory Racing Team), com corrida dia 12, os sub-23 Ana Santos (X-Sauce Factory Team), Diogo Neves (Guilhabreu MTB) e João Cruz (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde), com provas marcadas para dia 11, e os juniores Beatriz Guerra, Guilherme Barros e Rafael Sousa (Guilhabreu MTB), que correm dia 10 de agosto. Além do XCO, a olímpica Raquel Queirós vai também participar no XCC, cuja qualificação está marcada para dia 8 e a final para dia 10.

A Seleção Nacional alinhará no mundial de XCM, dia 6, com Guilherme Mota (Guilhabreu MTB), José Dias (Buff-Megamo Team) e Tiago Ferreira (DMT Racing Team).

David Rosa, selecionador nacional adjunto de BTT, será o responsável pelo quarteto de DHI, os juniores Álvaro Pestana (Casa do Povo de Abrunheira) e Pedro Câmara (Atlético Desportivo S. Pedro) – qualificação dia 3 e final dia 4-, e Nuno Reis (Casa do Povo de Abrunheira) e Gonçalo Bandeira, que correrão em elite (qualificação dia 4 e final dia 5).

O selecionador nacional de pista, Gabriel Mendes, chamou seis corredores, que vão distribuir-se pelas corridas a disputar entre 4 e 9 de agosto. Os convocados são Ivo Oliveira e Rui Oliveira (UAE Team Emirates), Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA), João Martins (Rádio Popular-Paredes-Boavista), Daniela Campos (Bizkaia Durango) e Maria Martins (Fenix-Deceuninck).

Quem vai dar início à participação portuguesa no Mundial é o paraciclista Telmo Pinão (Academia Efapel de Ciclismo), de classe C2, que competirá na pista, entre 2 e 7 de agosto e que se juntará, no paraciclismo de estrada aos restantes convocados por José Marques, Bernardo Vieira (C1), Flávio Pacheco (H4) e Luís Costa (H5). Todos participam nos contrarrelógios, divididos entre dias 9, classes H, e 10, classes C, e nas provas de fundo, agendadas para 11, classes H, e 12, classes C.

A representação da Seleção Nacional no BMX Race estará a cargo do júnior Renato da Silva, ciclista que se encontra em trabalho de desenvolvimento no Centro Mundial de Ciclismo e que terá no dia 12 de agosto a qualificação que lhe poderá abrir as portas das finais, marcadas para o dia seguinte.

Ciclismo + TV