O espanhol Leo Ucher (UC Fuenlabrada/SantBoi) reforçou o comando na Volta a Portugal de Cadetes, vencendo, na manhã deste sábado, a segunda etapa da competição, 74,1 quilómetros entre Alpiarça e Almeirim.
A alta velocidade marcou, novamente, a competição dos sub-17. Toda a etapa foi disputada a uma média superior a 42 km/h. Para isso contribuíram as muitas movimentações, que chegaram a resultar numa fuga de oito corredores.
Ao quilómetro 30 da corrida saíram do pelotão Gonçalo Santos (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact), Leonardo Garcia (Centro Ciclismo de Loulé/Matdiver/LouléDoce/Golfe Jardim), Joaquim Moreira (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), Pablo Machancoses, Joan Buigues e Pepe Arques (Infinobras/Grupo SIME), Xavi Mestre (Juan Giner/Ulevel/Vitaldisport) e Javier Martínez (Stefano Garzelli Team).
Os fugitivos chegaram a dispor de um minuto de vantagem, que acabaria por começar a esfumar-se na subida pontuável para a classificação da montanha, colocada na Raposa. O que restava da margem dos escapados soçobrou na aproximação à meta volante, em Almeirim, na primeira passagem pela meta.
Apesar de alguns ataques, os últimos 20 quilómetros fizeram-se em pelotão compacto, sempre em alta velocidade, para mais uma discussão ao sprint.
Na luta entre os mais rápidos do pelotão, o resultado foi igual ao da primeira etapa: vitória para Leo Ucher. O segundo classificado doi Eric Ubeda (Infinobras/Grupo SIME) e Iker Mortes (Juan Giner/Ulevel/Vitaldinsport) fechou o pódio do dia.
Leo Ucher reforçou o primeiro lugar na geral, dispondo agora de 6 segundos à melhor sobre Eric Ubeda e de 14 segundos de vantagem sobre Marco Menendez (Unicaja Banco/MMR/Ciudad de Oviedo).
“Estou muito feliz, não esperava ganhar outra novamente. O objetivo é levar a camisola amarela até ao fim, mas se não conseguir já estou muito satisfeito com estas duas vitórias de etapa. Não subo mal, mas amanhã não sei como as pernas vão responder”, afirma o dominador das duas primeiras etapas da prova.
Eric Ubeda é o primeiro na classificação por pontos, Javier Cubillas (Stefano Garzelli Team) veste a camisola da montanha, embora em igualdade pontual com Gonçalo Rodrigues, e Marco Menendez é o melhor cadete de primeiro ano. Completando o pleno espanhol em todas as classificações, a equipa Infinobras/Grupo SIME encabeça a tabela coletiva.
A 15.ª Volta a Portugal de Cadetes termina neste domingo, dia da etapa-rainha. Os corredores vão enfrentar 80,2 quilómetros, entre o Cartaxo e a serra da Montejunto. A meta coincide com um prémio de montanha de primeira categoria. Durante a viagem há mais duas subidas pontuáveis, ambas de terceira categoria, em Alenquer (km 33,3) e Casais da Marmeleira (km 40,7).