Cristiana Valente (Glassdrive/Chanceplus/Allegro) foi coroada vencedora da Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa, depois de ter sido sexta na quinta e última prova da competição em 2023. Sem hipóteses de lutar pelo título, Vera Vilaça (Massi Tactic) foi a ciclista mais rápida do dia.
O 1.º GP JN de Ciclismo Feminino, correspondente também à 5.ª Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa, decorreu ontem, em Albergaria-a-Velha, a partir das 9h30. Nas elites femininas, Vera Vilaça (Massi Tactic) esteve em destaque, ao ser a mais rápida a percorrer as cinco voltas ao circuito, num total de 89,2 quilómetros, à frente de Agustina Reyes (Matos Mobility/Optiria) e Ana Caramelo (Matos Mobility/Optiria), por esta ordem.
No entanto, o maior festejo pertenceu a Cristiana Valente, que foi sexta, resultado suficiente para segurar o primeiro lugar do ranking, com 177 pontos, e juntar a conquista da Taça de Portugal ao título de campeã nacional. Ana Caramelo, com 145 pontos, terminou a Taça na segunda posição, e Liliana Jesus (Extremosul/Hotel Alisios/CA Terras do Arade), com 110, acabou no terceiro lugar.
Nas sub-23, que percorreram os mesmos 89,2 quilómetros, foi Beatriz Roxo (Cantabria Deporte/Río Miera) a primeira a cortar a meta, apesar de ter terminado com o mesmo tempo de Beatriz Pereira (Bizkaia-Durango). No ranking, porém, foi Nádia Henriques (Glassdrive/Chanceplus/Allegro) quem segurou o primeiro lugar, depois de ter sido quarta nesta prova. Beatriz Roxo terminou a Taça no segundo lugar, com os mesmos 100 pontos de Johana Diaz (Matos Mobility/Optiria), terceira classificada.
Nas juniores, que percorreram 70,6 quilómetros, Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alisios/CA Terras do Arade) garantiu a conquista da Taça com a vitória nesta quinta prova, que lhe permitiu somar 175 pontos e fugir a Daniela Simão (Academia Efapel de Ciclismo), que não participou mas terminou em segundo lugar no ranking, com 125 pontos. O pódio da Taça das juniores femininas fica completo com Raquel Dias (Extremosul/Hotel Alisios/CA Terras do Arade), que foi também terceira nesta prova.
Já em cadetes, depois das três voltas ao percurso de 18,6 quilómetros, num total de 52 quilómetros, foi Maria Marques (Matos-Cheirinhos/Vila Gale/Etopi) a mais rápida, somando 50 pontos, o que lhe permitiu subir ao segundo lugar do ranking, com 137 pontos. No entanto, a vencedora da Taça, com 158 pontos, é Leonor Casimiro (Korpo Activo/Penacova), que foi 10.ª nesta prova. Emília Baía (Korpo Activo/Penacova), que terminou em sétimo lugar, fecha o pódio da competição, com 120 pontos.
Nas categorias de masters, Nádia Mendes (Cantanhede Cycling/VESAM) venceu em master 30 e sagrou-se vencedora da Taça, com 200 pontos, à frente de Patrícia Rosa (Extremosul/Hotel Alisios/CA Terras do Arade) e Filipa Fidalgo (Ciclismo 20kms Almeirim/Restaurante O Forno). Ana Neves (Bike & Nutrition Shop) confirmou o favoritismo em masters 40 com uma vitória que a consagrou como líder do ranking final, com 235 pontos, à frente de Raquel Santos (Extremosul/Hotel Alisios/CA Terras do Arade) e Irina Coelho (5Quinas/Municipio de Albufeira/CDASJ). Já em masters 50, foi Rosa Marques (União Ciclista de Melgaço e Ponte da Barca) a vencer a prova e a conquistar a Taça de Portugal, com 210 pontos. Filomena Gomes (Vertentability/CRG) e Natália Mendes (5Quinas/Municipio de Albufeira/CDASJ) fecharam o pódio, por esta ordem.
Nota ainda para Leontina Palhas (Vertentability/CRG), que se sagrou vencedora da Taça de masters 60, apesar de não ter corrido nesta última prova. Numa categoria com apenas duas ciclistas, Claúdia Ribeiro terminou na segunda posição do ranking. Por fim, destaque para (Extremosul/Hotel Alisios/CA Terras do Arade, que terminou na liderança do ranking das equipas.