A quarta etapa do 32.º Grande Prémio JN/Leilosoc, com partida e chegada em Vila Nova de Gaia, na Avenida Beira Mar, foi vencida por Miguel Salgueiro (AP Hotels&Resorts/Tavira/SC Farense), mas foi Pedro Silva (Glassdrive-Q8-Anicolor) quem aproveitou da melhor forma, assumindo a camisola amarela da prova.
Foto: Igor Martins (Global Imagens)
A tirada de 154,4 quilómetros começou com poucas movimentações na frente. No entanto, depois de uma primeira tentativa rapidamente anulada, um grupo de oito ciclistas conseguiu ganhar uma vantagem de 30 segundos ao pelotão, quando estavam percorridos 32 quilómetros.
Pouco depois, o grupo subiu para nove ciclistas. Era formado por Pedro Silva e Fábio Costa (Glassdrive-Q8-Anicolor), Tiago Antunes (Efapel), César Fonte e Luís Fernandes (RP-Paredes-Boavista), Miguel Salgueiro (AP Hotels&Resorts-Tavira-SC Farense), António Ferreira (Kelly-Simoldes-UDO), José Dias (Fonte Nova-Felgueiras), David Dominguez (GD Zamora Enamora Cycling Team), que foram aumentando a vantagem com o passar dos quilómetros.
César Fonte venceu os dois prémios montanha, seguido em ambos por Luís Fernandes e Miguel Salgueiro, sendo que a vantagem não parava de subir, tendo ultrapassado os quatro minutos quando estavam percorridos 77 quilómetros. Com o aproximar dos quilómetros finais, a vantagem diminuiu finalmente, mas nunca o suficiente para permitir que o pelotão tivesse os fugitivos à vista.
De resto, a dois quilómetros da meta, a vantagem era ainda de dois minutos. Os nove fugitivos resistiram até aos últimos metros e discutiram entre si a etapa. Aí, Miguel Salgueiro foi o mais rápido, seguido de Tiago Antunes e de Pedro Silva, que completaram o pódio.
Somadas as bonificações, Pedro Silva assumiu a liderança da classificação geral – é também o líder nos pontos -, com 18 segundos de vantagem sobre Miguel Salgueiro, que é primeiro no combinado, e 28 segundos sobre César Fonte, que lidera na montanha. Nas restantes classificações, Ignacio González Martínez (High Level-Gsport-Grupo Innova Tormo) comanda nas metas volantes e Pedro Lopes nos sprints especiais. Entre as equipas, lidera a Glassdrive-Q8-Anicolor.
Para esta quarta-feira está guardada a quinta etapa, com partida e chegada no Pavilhão Multiusos de Gondomar, num total de 144,7 quilómetros. Destaque para dois prémios de montanha de terceira categoria, ao quilómetro 64,1 e na meta final.