Diogo Barbosa (AP Hotels&Resorts-Tavira-SC Farense) foi o ciclista mais rápido na sétima etapa do 32.º Grande Prémio Jornal de Notícias/Leilosoc, depois de ter feito parte da fuga do dia e de ter conseguido isolar-se nos quilómetros finais. No entanto, foi Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor) quem subiu a líder da classificação geral e passou a vestir de amarelo.
Foto: Igor Martins (Global Imagens)
A sétima e antepenúltima etapa da prova teve partida e chegada em Guimarães, num total de 154,8 quilómetros. Desta vez, as movimentações na frente da corrida começaram muito cedo, com 11 ciclistas a destacarem-se dos demais logo nos primeiros quilómetros, construindo uma vantagem que era já de 50 segundos aos oito quilómetros e que continuou a aumentar.
O grupo era formado por Rafael Silva (Efapel), Gonçalo Carvalho (Tafver-Ovos Matinados-Mortágua), Diogo Barbosa e Venceslau Fernandes (AP Hotels&Resorts-Tavira-SC Farense), César Martingil (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), Hélder Gonçalves (Kelly-Simoldes-UDO), Francisco Pereira (ABTF Betão-Feirense), Daniel Dias (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), Francisco Campos (Fonte Nova-Felgueiras) e Andres Lopez e Fransec Rosselló (High Level-GSport-Grupo Torno).
A fuga manteve-se forte, tal como tem sido regra ao longo da presente edição da prova, conquistando uma vantagem de 6m30s quando estavam percorridos 58 quilómetros. A vantagem estabilizou em torno dos seis minutos, sendo que, pelo meio, Diogo Barbosa venceu a primeira e a segunda metas volantes, em Cabeceiras de Bastos e Póvoa de Lanhoso, e Daniel Dias foi o mais rápido na meta dos sprints especiais, em Cabeceiras de Basto.
A 16 quilómetros da meta, já depois da passagem pelo primeiro prémio montanha, Fransec Rosselló não aguentou o ritmo e ficou para trás, mas, por outro lado, Diogo Barbosa aumentou o ritmo destacou-se dos nove fugitivos que restavam, conquistando rapidamente uma vantagem de 20 segundos para aquele que era agora o grupo de perseguidores.
A fuga de Diogo Barbosa deu frutos, uma vez que o jovem ciclista resistiu até à meta final, com o jovem ciclista a cortar a meta na primeira posição, 14 segundos antes de Rafael Silva e 23 segundos antes de Hélder Gonçalves, que completaram o pódio. Ainda assim, foi Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor), quarto a 31 segundos, quem assumiu a camisola amarela. Luís Fernandes (Rádio Popular-Paredes-Boavista) é agora segundo da geral, a 11 segundos, e Henrique Casimiro (Efapel) é terceiro, a 43 segundos.
Nas restantes classificações, Luís Mendonça (Glassdrive-Q8-Anicolor) lidera nos pontos, César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista) na montanha, Pedro Silva na juventude, Adrián Bustamante nas metas volantes e Hugo Nunes (Rádio Popular-Paredes-Boavista) no combinado e nos sprints especiais. Entre as equipas, a Glassdrive-Q8-Anicolor voltou a assumir a liderança.
O 32.º Grande Prémio Jornal de Notícias/Leilosoc arranca este sábado para a penúltima etapa. Será uma tirada de 161,5 quilómetros, com partida (12h) e chegada na Maia (prevista para as 15h55), junto ao Estádio Municipal. Nota de destaque para os dois prémios montanha de segunda categoria, aos quilómetros 55,9 e 130,5.