Adrian Prieto (Emico) foi o ciclista mais rápido na primeira etapa de fundo do 23.º Grande Prémio Alves Barbosa, tendo vencido um sprint a quatro na chegada a Águeda. Gonçalo Costa (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) chegou com o mesmo tempo e assumiu a camisola amarela da prova.
Na tirada de 77,6 quilómetros, com partida em Montemor-o-Velho e chegada em Águeda, fez-se valer uma fuga de quatro ciclistas, que chegaram 1m09s antes do pelotão. Adrian Prieto foi o primeiro, seguido de José Salgueiro (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact), Guilherme Santos (União de Ciclismo da Trofa/CS Marítimo) e Gonçalo Costa, todos com o mesmo tempo, por esta ordem.
Na classificação geral, Gonçalo Costa assumiu a liderança, com três segundos de vantagem sobre José Salgueiro e 26 segundos sobre Adrian Prieto. Nas restantes classificações, Adrian Prieto lidera as metas volantes e os pontos, Gonçalo Santos (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) lidera na montanha e na juventude e Duarte Martins (Caldas Ecosprint/Nutea) é líder nas autarquias. Entre as equipas, a Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact segue na frente.
As decisões ficam guardadas para domingo, dia da segunda e última etapa do 23.º Grande Prémio Alves Barbosa, uma das provas principais do calendário nacional de cadetes. Os ciclistas vão partir de Coimbra, às 10h, para uma jornada de 83,3 quilómetros, com destino a Montemor-o-Velho, um regresso ao ponto de partida com chegada prevista para as 12h11. Destaque para os cinco prémios montanha desta tirada, quatro de terceira categoria e um de segunda.