Agustina Reyes bate Valeria Valgonen ao sprint

A uruguaia Agustina Reyes deu hoje a segunda vitória de etapa à equipa portuguesa Matos Mobility/Optiria na Volta a Portugal Feminina Cofidis. Venceu a segunda tirada, nas Caldas da Rainha, batendo ao sprint a russa Valeria Valgonen (Massi-Tactic), que reforçou a Camisola Amarela Jogos Santa Casa.

Os 100,4 quilómetros que ligaram o Museu de Ciclismo Joaquim Agostinho, Torres Vedras, ao Museu de Ciclismo, Caldas da Rainha, foram repletos de motivos de interesse, ficando patente a dificuldade crescente da corrida, dia a dia.

As duas contagens de montanha do dia provocaram uma seleção mais fina de valores, com a segunda das subidas a fazer alguma mossa. Nessa dificuldade, no Casal da Marinha, a 29,1 quilómetros da chegada, um grupo de doze corredoras, entre as quais algumas das maiores candidatas ao triunfo final na Volta, deixaram o pelotão para trás.

O grupo chegou a dispor de 40 segundos de vantagem, mas a perseguição, tendo em vista uma chegada ao sprint, deu frutos. E foi mesmo em pelotão – ainda que reduzido – que se disputou a vitória.

Apesar de ter sofrido uma queda durante a viagem, Valeria Valgonen entrou na frente na luta pelo triunfo na etapa, mas não teve capacidade para superar a melhor ponta final da uruguaia Agustina Reyes. A russa ficou com o segundo posto e a polaca Alicja Ulatowska (Soltec Team Costa Cálida) fechou o pódio da jornada, diante de Ana Caramelo, colega de equipa da vencedora, que foi quarta e melhor portuguesa nas Caldas.

“Foi um sprint muito duro. Sabia que devia entrar na reta da meta na frente, porque os paralelos são muito complicados. Uma colega de equipa colocou-me muito bem e pude entrar nas primeiras posições para disputar a vitória, numa etapa muito dura, porque se acelerou muito na subida. Felizmente estive à altura”, explicou Agustina Reyes.

A jornada foi ainda mais complicada para a dona da camisola amarela, vítima de queda durante o percurso. “Foi muito difícil, porque fiquei com o corpo todo dorido. Apesar disso consegui discutir o sprint e consegui mais alguns segundos de bonificação”, disse Valeria Valgonen, antes de subir ao pódio.

A classificação geral conta com duas corredoras da Massi-Tactic nos primeiros lugares, tendo Valeria Valgonen seis segundos de vantagem sobre a equatoriana Miryam Nuñez. A britânica Freya Rawlins (Soltec Team Costa Cálida) é terceira, a 10 segundos. Beatriz Roxo (Cantabria Deporte-Rio Miera) conserva a quarta posição e o estatuto de melhor portuguesa na classificação geral, a 20 segundos.

Alicja Ulatowska passou para a frente na classificação por pontos, sendo a nova dona da Camisola Vermelha Cofidis. A Camisola Azul IPDJ, da montanha, tem nova proprietária, Miryam Nuñez. Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade) continua a vestir a Camisola Branca Médis, de melhor jovem. Por equipas manda a Massi-Tactic.

A Volta a Portugal Feminina Cofidis segue, neste sábado, para a região europeia onde se produzem mais bicicletas. As corredoras vão enfrentar a etapa mais longa da competição, 111,3 quilómetros, entre Aveiro (13h00) e Águeda (16h00). O prémio de montanha em Vale de Avim, a pouco menos de 40 quilómetros do final, será um obstáculo a ter em conta. Mas a meta, instalada num topo, também adiciona exigência à etapa, podendo levar algumas diferenças de tempo.

Ciclismo + TV