Dois milhões de euros de investimento na Vuelta mas com retorno na economia portuguesa

PARTILHJE

A realização das três primeiras etapas da Volta a Espanha, em agosto de 2024, que decorrerá em Portugal, vai custar ao nosso país “menos de 2 milhões de euros”, informaram esta quarta-feira os promotores num evento em Lisboa.

Foto: La Vuelta

Metade do orçamento será assegurado pelas Câmaras Municipais de Lisboa, Oeiras e Cascais, enquanto o restante será dividido entre a entidade Turismo de Portugal e os restantes municípios por onde passará o pelotão, explicou o promotor Luís Castro.

Por outro lado, garantiu que para participar neste evento chegará a Portugal “uma caravana de 3.000 pessoas”, sem contar os turistas, capazes de sair “num só dia 500.000 euros diretamente em hotéis, restauração e comércio” da região.

Defendeu ainda que o impacto “não se limita aos três dias das três etapas”, porque haverá “subeventos” que antecederão o arranque da Volta a Espanha.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, Miguel Pinto, espera que o regresso económico da prova de ciclismo signifique para Portugal “o dobro ou o triplo” do que foi investido, além do reforço da marca” as três primeiras etapas da La Vuelta 2024 vão custar a Portugal menos de 2 milhões de euros a Portugal” e ao turismo interior, como defendeu.

O dia de abertura da 79.ª edição da Volta a Espanha terá início em Lisboa, a 17 de agosto de 2024, e terminará em Oeiras. Na segunda etapa (18 de agosto), o pelotão partirá de Cascais e, seguindo para norte, seguirá para a cidade de Ourém. A terceira etapa em Portugal realiza-se entre as cidades da Lousã e Castelo Branco no dia 19 de agosto.

Esta é a segunda vez que Lisboa tem um arranque oficial da Vuelta, depois da edição de 1997, quando também se tornou a primeira cidade estrangeira a acolher o evento espanhol.

O diretor-geral da prova, Javier Guillén, informou que já decorreram reuniões técnicas para organizar a prova e destacou como este evento servirá para “ligar” com os “amigos” e “irmãos” de Portugal.

“O facto de a Vuelta partir de Lisboa serve para aumentar a internacionalização da prova”, acrescentou.

A partida de Lisboa, Oeiras e Cascais será a quinta em território estrangeiro nos 89 anos de história da prova, já que também partiu de Assen (2009), Nîmes (2017) e Utrecht (2022).

Primeiras etapas da Volta a Espanha 2024
Etapa 1 – 17 de agosto: Lisboa – Oeiras
Etapa 2 – 18 de agosto: Cascais – Ourém
Etapa 3 – 19 de agosto: Lousã – Castelo Branco.

Ciclismo + TV