Avancini vence novamente, Tiago Ferreira continua líder da Brasil Ride

Avancini vence 6ª etapa e Tiago Ferreira segue líder; Tessa supera em 15 minutos as adversárias da elite feminina.

Foto: Rosita Belinky/ Brasil Ride

Outubro de 2023 – A 6ª etapa da Brasil Ride Bahia começou sob a chuva, o que não diminuiu o calor da Bahia e seus 27°C, na hora da largada. O primeiro a abrir a prova foi Tiago Ferreira, seguido de Henrique Avancini (Caloi Henrique Avancini Racing – 00h46m18s), que fez o percurso em quase 47m, o que garantiu novamente sua vitória. O pódio foi dividido com Tiago Ferreira (DMT Racing Team By Marconi – 00h46m48s) e Simon Stiebjahn (Singer Racing Team – 00h47m23s), segundo e terceiro lugares, respectivamente. Mesmo sendo o segundo lugar do dia, Tiago ainda é líder geral, com 40 segundos de vantagem.

Avancini revelou que a etapa foi intensa, com percurso totalmente enlameado e escorregadio e a Brasil Ride sempre surpreendendo. “Teve muita chuva, algumas subidas que não conseguimos completar. Era um dia bastante importante para a classificação geral e consegui tirar (30s do Tiago) já nos primeiros 5km, mas depois desse circuito, o terreno era plano e não consegui abrir uma vantagem muito grande. Como ele já tinha sacrificado este tempo, tinha a oportunidade de perseguir a minha roda, daí para frente foi só uma questão (dele) de administrar essa perda de tempo. Não é muito, mas não é pouco. E vamos com a emoção até o último dia agora”, explicou, enquanto sorria para a filha, presente no evento, que logo depois foi ao seu encontro.

Vantagem – Tiago continua com vantagem no acumulado geral e líder. Segundo ele, o dia foi mais difícil para ele do que para Avancini. “Estou feliz com o meu desempenho. Por conta da chuva, todo o percurso estava escorregadio e perdi algum tempo no início na passagem pelo centro de Arraial. Henrique me alcançou muito cedo, mas felizmente consegui ir no ritmo dele e responder aos ataques que ele fez durante todo o percurso, principalmente nas partes técnicas. Estamos na etapa final e o dia de amanhã será nervoso e estressante, pois defender 40s em uma etapa tão curta e tão técnica não será fácil”, explicou.

Empatia – As mulheres brilharam na competição tanto pelo empenho quanto pela parceria. A colombiana Monica Calderón (Cannondale Vas Arabay – 01h01m16s) e a holandesa Tessa Kortekaas (Cannondale Vas Arabay – 01h01m47s) deram um show de empatia.

Foto: Rosita Belinky/ Brasil Ride

Tessa teve problemas com a sapatilha e Monica seguiu junto com ela, entrando na Arena Brasil Ride de mãos dadas. “A verdade é que apesar de sermos ambas muito competitivas, somos pessoas, fazemos parte de uma equipe e, se pudermos ajudar, o fazemos mutuamente. Eu estava muito bem hoje, mas quando ela teve um problema com o sapato e sabendo que a diferença entre nós é bastante grande, também a ajudei um pouco. Penso que, mais do que sermos competitivos, temos de ser humanos e é isso que conta”, salientou Monica, que garantiu o lugar mais alto do pódio.

Mesmo com a chuva, trilhas escorregadias e mais técnicas e tempo curto, a vontade de chegar bem e se divertir estava acima de tudo. As duas companheiras foram 5 minutos mais rápidas que a terceira colocada do pódio Paula Gallan (Gefpel/ Dantas Bikes – 01h06m47s).

Tessa revelou estar satisfeita com a prova. “Fiquei contente por hoje termos o contrarrelógio, pois me sinto muito cansada, gastei muita energia nas outras etapas. A prova foi boa, mas tive que ir com muito cuidado, porque com a chuva escorrega muito. O percurso foi muito bonito e divertido e no final cheguei à meta juntamente com minha companheira Monica e fomos rolando juntas quase metade da prova. Amanhã quero estar bem para a última etapa, para defender o meu primeiro lugar na classificação geral”, completou Tessa, segundo lugar do pódio da 6ª etapa e promessa da elite feminina.

A etapa contrarrelógio foi feita com saídas a cada 30s. Em uma prova rápida, o percurso foi de 19,6km e 263m de altimetria acumulada, com uma volta única. A etapa contou com paisagens belíssimas nas falésias de Arraial e um trecho de praia, em uma maré baixa do mar esverdeado. Outro local por onde passaram foi o – já conhecido pelos participantes – Centro Histórico de Porto Seguro, onde a competição é aguardada pelos fãs na icônica descida de escadaria do Santuário N. Sra. D’Ajuda.

Fãs – A largada aconteceu às 10h, mas 1 hora antes, os entusiastas do MTB já se organizavam em locais estratégicos para acompanhar os atletas. Lucas Patrick Mendes Medeiros, de 27 anos, é padeiro e veio de Porteirinha (MG), cidade a 740km de Porto Seguro, somente para ver os seus ídolos do ciclismo: ‘Avança’ e Cainã Oliveira. “É a primeira vez que venho e cheguei vendo o ‘Avança’ no treino da escadaria. Já deu uma emoção. Vim com alguns amigos só pra ver esta competição. Olha ali o Hans Becking”, anunciou.

Morador de Porto Seguro, Arnou Sousa, de 28 anos, falou que sempre vem para ver a descida da escadaria que é emocionante. “A cada competidor, o povo grita e torce. Tenho meu lugar cativo na escadaria, chego cedo para garantir. É o melhor lugar para ver. Como todo brasileiro, sou fã do Avancini, mas estou torcendo pelo Hans. Ele é um guerreiro”, declarou.

Quem também esteve na escadaria, acompanhando o movimento, foi o mayday José Roberto Almeida Andrade, conhecido como Betinho Bike Andrade e contou como é trabalhar dentro da competição. “A Brasil Ride é uma família. O esforço é de todos. Meu trabalho é resgatar e ajudar os ciclistas que estão nos últimos lugares, para que não fiquem sozinhos e cheguem em segurança à linha de chegada. Somos o apoio moral e técnico, incentivando e seguindo junto com a turma do fundão até o final. Para fechar todo o circuito, chegamos nós com os ciclistas, médicos, paramédicos e outros profissionais envolvidos. E em cada etapa temos uma felicidade diferente”, revelou.

Maratona dos Descobrimentos – Hoje também foi o dia da entrega de kits da Maratona dos Descobrimentos e do Tour. Na fila, estava a ciclista de Belo Horizonte, Isabela Aroeira, que veio para assistir os amigos e decidiu participar da categoria Tour – uma das provas da Maratona dos Descobrimentos. “Eu vim assistir alguns amigos na escadaria e achei que não ia ficar com vontade de participar. Por fim, aqui estou com uma bicicleta emprestada e pronta para a Brasil Ride”, declarou a ciclista em sua primeira vez.

Estreando a Maratona dos Descobrimentos, o brasiliense Sérgio Eli Liberato, de 42 anos, falou sobre a expectativa para a prova. “É a primeira vez que venho para esta competição e a expectativa é grande para participar dessa aventura maravilhosa. Eu sempre tive vontade, mas, devido às ocupações, nunca tive a oportunidade e dessa vez eu consegui realizar esse desejo”, contou.

Já o jantar e cerimônia de Premiação contaram a presença do Presidente da Federação Baiana de Ciclismo, Oscar Sobrinho; da Assessora Chefe da Sudesb, Susi Docio; do Vice-Prefeito e Secretário de Turismo, Paulinho Toa Toa; e do Chefe de Gabinete e Secretário da Casa Civil, Josemar Siquara .

Brasil Ride Bonito – Na ocasião, Mario Roma anunciou ainda o lançamento da Brasil Ride Bonito, que acontece entre 31 julho e 3 agosto. A cidade de Bonito, no estado do Mato Grosso do Sul, é um dos destinos mais deslumbrantes do Brasil. Águas cristalinas, cachoeiras, grutas, e trilhas definem o local que ainda será a casa da Brasil Ride, na terceira edição da competição.

A prova conta com 168 km de imersão na natureza, em cenários pra lá de especiais e envolto em fauna e flora selvagens, os competidores podem esperar grandes aventuras e experiências sob duas rodas, dignas das proporcionadas pela Brasil Ride.

O Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, via Lei de Incentivo ao Esporte, apresenta a Brasil Ride Bahia 2023. Patrocínios de Mitsubishi, Continental Pneus, Shimano e Unidas – Aluguel de carros, Garmin, Red Bull, HB, Full Gas, Coca Cola, Thule e Postos Rede Torres. Conta com o apoio governamental do Governo do Estado da Bahia, Sudesb, Prefeitura Municipal de Porto Seguro, Prefeitura Municipal de Guaratinga e Prefeitura Municipal de Eunápolis. Apoio institucional ICMBio, Parque Nacional do Pau Brasil e Parque Nacional do Alto Cariri. Chancela da União Ciclista Internacional (UCI), Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e FBC (Federação Baiana de Ciclismo). A organização é do Instituto Brasil Ride.

Brasil Ride: Mais que uma prova, uma etapa em sua vida.

Programação PodCast e Ao Vivo – Para acompanhar tudo o que acontece, diariamente na ultramaratona Brasil Ride Bahia, um PodCast e a programação ao vivo – a Brasil Ride Stage News – apresentam uma espécie de giro de notícias para contar cada etapa da competição, além de entrevistas prá lá de especiais. Ao todo serão oito programas, de sábado (21) a sábado (28) , transmitidos pelo YouTube (https://www.youtube.com/BrasilRideBR) da prova e pelo Facebook (https://www.facebook.com/BRASILRIDE). Não perca!

Confira a grade de programação da cerimônia de premiação:

Sábado – 28/10 – 20h

As Etapas da Ultramaratona:

7ª etapa, dia 28/10 – 49,5 km e 470 m de altimetria em Arraial d’Ajuda

Etapa 5 – Classificação do dia

Elite Masculina

1 – Henrique Avancini – Caloi Henrique Avancini Racing – 00h46m18s
2 – Tiago Ferreira – Dmt Racing Team By Marconi – 00h46m48s (00h00m30s)
3 – Simon Stiebjahn – Singer Racing Team -00h47m23s (00h01h04s)

Elite Feminina

1 – Monica Calderón – Cannondale Vas Arabay – 01h01m16s
2 – Tessa Kortekaas – Cannondale Vas Arabay – 01h01m47s (00h00m30s)
3 – Paula Gallan – Gefpel/ Dantas Bikes – 01h06m47s (00h05m30s)

Classificação Geral

Masculina

1 – Tiago Ferreira – DMT Racing Team By Marconi – 16h35m16s
2 – Henrique Avancini – Caloi Henrique Avancini Racing – 16h35n56s (00h00m40s)
3 – Simon Stiebjahn – Singer Racing Team – 16h45m37s (00h10m20s)

Feminina

1 – Tessa Kortekaas – Cannondale Vas Arabay – 21h19m12s
2 – Monica Calderón – Cannondale Vas Arabay – 21h34m34s (00h15m22)
3 – Eliane Resende – Gorgeous – 23h59m19s (02h40m06s)

Ciclismo + TV