Ana Santos e João Cruz reforçam a liderança em Vila Real

Ana Santos (X-Sauce Factory Team) e João Cruz (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) voltaram a destacar-se dos demais na quinta e penúltima prova pontuável da Taça de Portugal de Ciclocrosse Credibom, este domingo, em Vila Real, reforçando a liderança do ranking da competição.

Foto: Ciclismo+Tv/Tomás Mota

Tal como sucedeu este sábado, na quarta etapa da Taça, Ana Santos voltou a ser mais rápida entre as elites femininas, tendo terminado a prova em 44”45’384, menos 2”45’821 que Joana Monteiro, segunda classificada, e menos 7”31’032 que Beatriz Sousa (Guilhabreu MTB). Entre as sub-23, Ana Santos também foi a vencedora, à frente de Beatriz Sousa e Laura Simão (BTT Loulé/Elevis). Contas feitas, a ciclista da X-Sauce Factory Team reforça a liderança de ambos os rankings.

Também João Cruz voltou a ter motivos para festejar, tanto entre em elites como em sub-23, depois de ter vencido a corrida com 53”24’204.

Foto: Ciclismo+Tv/Tomás Mota

Na categoria máxima, Rafael Sousa (Guilhabreu MTB) foi segundo, a 00”21’098, e Mário Costa terceiro, a 01”27’759, enquanto nos sub-23 foi Tomás Gaspar (Penafiel Bike Clube) a fechar o pódio. João Cruz reforçou assim a liderança do ranking de elites e passou a liderar também entre os sub-23.

Nos juniores, o triunfo sorriu a Beatriz Guerra (Guilhabreu MTB), na prova feminina, com 38”39’845, à frente de Margarida Vasconcelos (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), que manteve a liderança do ranking, e de Daniela Isidoro (Baloise WB Ladies). Já na prova masculina foi João Fonseca Clube (BTT Matosinhos) a vencer e a reforçar o topo do ranking, com 40”41’819, à frente de Duarte Galvão (Águias Alpiarça/Triumtermica/Remax) e Diogo Pinguinha (BTT Loulé/Elevis).

Por sua vez, nos cadetes, Beatriz Rodrigues (Águias Alpiarça/Triumtermica) voltou a destacar-se na prova feminina, com 20”20’354, tendo superado Rita Fontinhas (Guilhabreu MTB) e Bárbara Cunha (Águias Alpiarça/Triumtermica) e assumido a liderança do ranking. Entre os masculinos, João Vigário (DOMARSA/Santa Cruz/Bicicastro) também voltou a festejar, à frente de Pedro Liaño (Caimanes Betanzos) e Gonçalo Costa (Guilhabreu MTB), tendo reforçado a liderança.

Em masters masculinos, Augusto Midão (Rompe Trilhos/Ajpcar) destacou-se em master 30 e cimentou o primeiro lugar no ranking da categoria, tal como Rogério Matos (Rompe Trilhos/Ajpcar) em master 40 e António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar) em master 50. Já em master 60, foi Manuel Bugallo Biciosos (Rias Baixas) o mais rápido, mas é Joaquim Pinto (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) quem segue líder.

Também nas masters femininas, Ana Barata, em master 30, Virgínia Moreira (SAERTEX Portugal/Edaetech), em master 40, e Natália Mendes (Freebike Shop/Bike Clube S. Brás), em master 50, venceram as respetivas provas e reforçaram a posição dianteira do ranking da Taça de Portugal.

Nota final para Carlos Silva (Póvoa Cycling Academy /CDC Navais) e Inês Fonseca (Águias Alpiarça/Triumtermica), que venceram as respetivas provas de juvenis masculinos e femininos. 

A Taça de Portugal de Ciclocrosse Credibom, recorde-se, tem desfecho agendado para 10 de dezembro, dia em que terá lugar a sexta e última prova pontuável, em Ansião, e ficarão fechadas as contas do ranking.

Ciclismo + TV