Sábado, o Velódromo Nacional, em Sangalhos, foi palco do Troféu Internacional José Bento Pessoa, que teve integradas corridas da Taça de Portugal de Pista Jogos Santa Casa. Iúri Leitão, com a camisola da seleção nacional, foi o destaque principal.
O campeão do Mundo de omnium comprovou o favoritismo na disciplina, entre elites, com 148 pontos, à frente de Fernando Nava (México), com 136, Erik Martorell (Espanha), com 132. Iúri Leitão venceu também em madison, disciplina na qual fez dupla com Diogo Narciso, com Portugal a totalizar 74 pontos. Espanha (Erik Martorell e Francesc Bennassar), com 51 pontos, e Áustria (Tim Wafler, Felix Ritzinger), com 32, fecharam o pódio.
Na elite feminina, Eukene Larrarte (Espanha), com 128 pontos, foi a mais forte no omnium, tendo superado a portuguesa Maria Martins (Fenix-Deceuninck), que foi segundo com 122 pontos, e Yareli Acevedo (Mexico), terceira com 117. Já nas sub-23, Margarita Misyurina (Uzbequistão) destacou-se no scratch, à frente de Daniela Campos (Bizkaia-Durango) e Isabella Maria Escalera (Soltec Team Costa Cálida).
Entre os juniores masculinos, curiosamente, tanto o scratch como a corrida por pontos tiveram exatamente o mesmo pódio: Ruben Sanchez (Espanha), Gabriel Batista (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact), Ellande Larronde (Urt Velo 64). Já entre as juniores femininas, Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alísios/Terras do Arade) venceu as duas provas, seguida de Maria Figueroa (México) em ambas, sendo que Ana Marques (Cantanhede Cycling/VESAM) foi terceira no scratch e Patrícia Duarte na corrida por pontos.
Nos cadetes masculinos, Gonçalo Rodrigues (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) venceu a corrida por pontos e Dinis Martins (Caldas EcoSprint/NUTEA) o scratch. Entre as femininas, destacou-se Maria Coimbra (Azuribike Mangualde Team), com triunfos nas duas disciplinas. O mesmo aconteceu com Lara Lourenço (ACD Milharado/Escola de Ciclismo Manuel Martins) nas juvenis femininas, com vitórias no scratch e no quilómetro. Já nos masculinos, Afonso Silva (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) triunfou no scratch e Duarte Costa (Centro Ciclismo Loulé) no quilómetro.
As contas da Taça de Portugal de Pista Jogos Santa Casa
A terceira e última prova da Taça de Portugal de Pista Jogos Santa Casa também está a decorrer ao longo deste fim de semana, integrada nos Troféus Internacionais José Bento Pessoa e Alves Barbosa. Sábado, ficaram fechadas algumas das contas do ranking, com destaque, mais uma vez, para Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alísios/Terras do Arade).
A júnior feminina garantiu o primeiro lugar do ranking na corrida por pontos, à frente de Patrícia Duarte (Maiatos) e Ana Marques (Cantanhede Cycling/VESAM), e no scratch, aqui seguida de Ana Marques e Patrícia Duarte, os mesmos nomes, mas ordem invertida. Fê-lo com 72 pontos nas duas disciplinas, tendo vencido todas as corridas.
Nos juniores masculinos, Pedro Cruz (ACD Milharado/Sobralcar/Mafra), terminou na liderança da corrida por pontos, com 64, tendo superado Gabriel Batista (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) e João Marques (Paredes/Fortunna). Gabriel Batista celebrou, no entanto, a conquista no scratch, disciplina na qual suplantou José Teixeira (Paredes/Fortunna) e Samuel Guerra (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact).
Em cadetes, Gonçalo Rodrigues (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) dominou entre os masculinos, tendo conquistado a Taça em scratch e na corrida por pontos. Já nas femininas, Maria Coimbra (Azuribike Mangualde Team) venceu no scratch e Emília Baía (Korpo Activo/Penacova) na corrida por pontos.
Finalmente, nos juvenis, Lara Lourenço (ACD Milharado/Escola de Ciclismo Manuel Martins) celebrou a vitória no scratch e no quilómetro, entre as femininas, enquanto Afonso Silva (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact), no scratch, e Duarte Costa (Centro Ciclismo de Loulé), no quilómetro, foram os vencedores entre os masculinos.