Roberto Ferreira e Ana Santos, ambos do Guilhabreu MTB, revalidaram, neste domingo, os títulos nacionais, vencendo as provas de elite do Campeonato Nacional de Ciclocrosse Credibom, em Abrantes.
A luta pelo título masculino de elite foi intensa, envolvendo Roberto Ferreira e o individual Mário Costa. Vencedor em 2023, Roberto Ferreira conseguiu repetir o feito, cortando a meta com 6 segundos de vantagem sobre o rival. O terceiro, a 1m37s, foi o vencedor da Taça de Portugal, João Cruz (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde).
A competição feminina foi menos equilibrada, confirmando-se o favoritismo de Ana Santos. Já vencedora da Taça de Portugal na presente temporada, o reforço do Guilhabreu MTB conquistou o sexto título nacional de elite consecutivo.
Ana Santos ganhou com 2m30s de vantagem sobre Joana Monteiro e com 7m02s à melhor sobre Leandra Gomes (Saertex Portugal/Edaetech), que a acompanharam no pódio.
Nas camadas jovens impuseram-se os sub-23 Rafael Sousa (Guilhabreu MTB) e Laura Simão (BTT Loulé/Elevis), os juniores João Fonseca (Clube BTT Matosinhos) e Beatriz Guerra (Guilhabreu MTB), os cadetes Gonçalo Costa (Guilhabreu MTB) e Estela Guerra (BTT Loulé/Elevis) e os juvenis Rafael Inácio (Escola de Ciclismo de Oeiras/Parracho) e Inês Fonseca (Triumtermica/Águias de Alpiarça).
Já em veteranos triunfaram os masters 30 Augusto Midão (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Ana Barata, os masters 40 Rogério Matos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Lurdes Gonçalves (Clube de Ciclismo de Castelo Branco), o master 50 António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e o master 60 Joaquim Pinto (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel).