A dupla formada por Diogo Narciso e Iúri Leitão conquistou hoje a quarta posição na prova de madison da Taça das Nações de Pista, disputada em Adelaide, Austrália, uma competição pontuável para o apuramento olímpico.
A equipa portuguesa esteve entre as duplas que conseguiram dobrar o pelotão, somando, dessa forma, 20 pontos. A restante pontuação foi conseguida, essencialmente, na segunda metade da corrida Narciso e Leitão a pontuarem em seis dos dez sprints.
Portugal fechou a corrida com 48 pontos, ficando apenas a quatro da medalha de bronze, alcançada pela dupla britânica formada por Joshua Tarling e Oliver Wood. Os neozelandeses Aaron Gate e Campbell Stewart impuseram-se na luta pelo ouro, com 73 pontos, mais 18 do que os alemães Roger Kluge e Theo Reinhardt.
Este resultado ajuda a blindar a ambição portuguesa de qualificação para os Jogos Olímpicos na disciplina de madison, com o país entre as nações mais bem colocadas para esse objetivo.
Também na luta por um lugar em Paris, o omnium feminino competiu hoje em Adelaide, através de Maria Martins. A corredora ribatejana foi a 13.ª classificada. Maria Martins começou com um 14.º posto em Scratch, foi 12.ª na corrida tempo e 11.ª em eliminação. Chegou à corrida por pontos no 14.º lugar da geral, subindo uma posição na prova decisiva.
Maria Martins fechou o concurso de omnium com 56 pontos. O topo da classificação foi ocupado pela neozelandesa Ally Wollaston, que somou 134 pontos. Seguiram-se a britânica Katie Archibald, com 125, e a estadunidense Jennifer Valente, com 100.