Portugal compete com oito jovens na Shimano Super Cup de XCO

A Seleção Nacional de cross country olímpico (XCO) compete com oito corredores sub-23 e juniores na etapa de Banyoles da Shimano Supercup, prova HC para as categorias superiores e UCI Junior Series para os mais jovens.

O selecionador nacional, Pedro Vigário, chamou cinco corredores sub-23 e três juniores para este compromisso. Os primeiros a correr são os masculinos, com provas na tarde de sábado. As femininas apenas correm na manhã de domingo.

Às 13h30 de sábado entram em pista os sub-23 Diogo Neves, Guilherme Barros e Rafael Sousa (Guilhabreu MTB) e João Cruz (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde). Os juniores Duarte Galvão (Triumtermica/Águias de Alpiarça) e João Fonseca (Clube BTT Matosinhos) ouvem o tiro de partida às 15h30.

Na manhã de domingo, numa prova importante tendo em vista o ranking de qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris, Ana Santos (Guilhabreu MTB) representa Portugal na corrida de sub-23, às 9h40. Com corrida conjunta para todas as femininas, Beatriz Guerra (Guilhabreu MTB) veste as cores nacionais entre as juniores femininas.

“Temos uma equipa bastante jovem. O principal objetivo é dar continuidade ao processo de formação dos mais novos, pensando já no próximo ciclo olímpico. Mas também temos a Ana Santos, que, apesar da juventude, está envolvida no apuramento para os Jogos de Paris e, mesmo competindo em sub-23, tentará somar o máximo de pontos possível para o ranking de qualificação olímpica”, explica o selecionador nacional.

A pista de Banyoles, perto da cidade catalã de Girona, tem um perímetro de 5,25 quilómetros, com um acumulado de subida de 115 metros por volta. “É um circuito ?old school’, já pouco comum na atualidade, um traçado mais físico do que técnico. Esperamos grande competitividade e espectáculo, porque estão inscritos grandes nomes do panorama internacional”, esclarece Pedro Vigário.

Ciclismo + TV