João Cruz foi o melhor português na Shimano Supercup de XCO

A Seleção Nacional de cross country olímpico (XCO) iniciou este sábado a participação etapa de Banyoles da Shimano Supercup, nas categorias de sub-23 e juniores. João Cruz foi o melhor português neste primeiro dia, tendo terminado em 18.º na prova de sub-23.

João Cruz terminou as cinco voltas ao percurso de 5,25 quilómetros, com um acumulado de subida de 115 metros por volta, em 1h17m09s, 1m23m13s depois de Jarne Vandersteen, belga que venceu a prova. O pódio ficou completo com Bjorn Riley (Estados Unidos da América) e Mathis Guay (França), por esta ordem.

A prova de sub-23 contou ainda com a participação de mais três representantes lusos. Rafael Sousa ficou no 27.º lugar, a 2m22s do melhor registo, enquanto Diogo Neves foi 35.º, a 2m59s, e Guilherme Barros terminou em 53.º, a 5m14s.

Entre os juniores, Duarte Galvão foi o melhor português, na 31.ª posição, a 4m49s do melhor tempo, tendo chegado pouco antes de João Fonseca, 33.º a 4m51s. O belga Albert Philipsen venceu a prova com um tempo de 1h02m30s.

“Os nossos sub-23 continuam a cumprir o seu processo de formação. O João Cruz esteve muito bem e terminou num bom 18.º lugar, depois de ter andado sempre perto do grupo que liderou a corrida. O Rafael Sousa, que é de primeiro ano, também teve uma prestação muito boa, depois de ter partido muito atrás. Os nossos juniores ficaram um pouco aquém daquilo que podem fazer”, analisou Pedro Vigário, selecionador nacional de BTT.

Este domingo, numa prova importante tendo em vista o ranking de qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, Ana Santos representará Portugal na corrida de sub-23, às 9h40 e, na mesma corrida, Beatriz Guerra vestirá as cores nacionais entre as juniores femininas.

Ciclismo + TV