A Seleção Nacional de cross country olímpico (XCO) voltou a entrar em prova na etapa de Banyoles da Shimano Supercup de XCO, este domingo, nas categorias de sub-23 e juniores femininas. Ana Santos e Beatriz Guerra estiveram em destaque, com um nono e um quarto lugares nas respetivas categorias.
Numa prova importante tendo em vista o ranking de qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, Ana Santos foi a nona melhor sub-23, tendo terminado as cinco voltas ao percurso em 1h13m36s, mais 1m44s que Kira Böhm, a vencedora dentro desta categoria.
Já Beatriz Guerra, que correu em simultâneo na corrida que envolveu todas as categorias femininas, foi a quarta melhor júnior em prova, depois de ter completado as quatro voltas em 58m31s, mais 2m17s que Maruša Tereza Šerkezi, atleta eslovena que liderou entre as juniores.
“Ambas as provas correram dentro das expectativas. O nível das atletas presentes é altíssimo e as nossas corredoras tiveram um desempenho de bom nível. No entanto, dada a sua qualidade e potencial, podem ambicionar mais no futuro. No computo geral, a ação foi positiva e de encontro aos objetivos traçados”, analisou Pedro Vigário, selecionador nacional de BTT.
Nas provas de elites, ao serviço dos respetivos clubes, estiveram os portugueses Raquel Queirós e Roberto Ferreira. Raquel Queirós foi 15.ª entre as elites femininas, com 1h32m03s, a 8m45s do melhor tempo, enquanto Roberto Ferreira foi 46.º na corrida masculina, com 1h34m41s, a 8m42s. Nota ainda para os cadetes Gonçalo Costa e Hugo Ramalho, que, também ao serviços dos clubes, foram quarto e 13.º classificados, respetivamente.